Uma nova reunião da comissão paritária que discute a implantação da bilhetagem eletrônica unificada no sistema de transporte urbano de Natal foi realizada hoje. Mas a disputa entre o Sindicato do Transporte Alternativo de Passageiros de Natal (Sitoparn) e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros Natal (Seturn) promete seguir até depois da unificação. Recentemente, o Sindicato dos alternativos divulgou nota onde afirmava que o Seturn ainda não havia entregado os documentos necessários para avançar para a próxima etapa do processo de unificação da bilhetagem entre os dois sistemas.
Até o mês passado, a situação era inversa. O representante do sindicato destacava que o Sitoparn teria ultrapassado o prazo de entrega das certidões negativas, necessárias para fechar o contrato de concessão do serviço pela Prefeitura de Natal. “Quem primeiro entregou foi o Seturn, antes do prazo estabelecido no decreto”, disse, ao telefone na manhã de hoje, Nilson Queiroga, consultor técnico do sindicato das empresas de ônibus.
Em contraposição, o representante dos alternativos afirma que entregou a última certidão negativa (de ordem trabalhista) no dia 16 do mês passado. Agora é o presidente do Sitoparn, José Pedro dos Santos Neto, que acusa o sindicato das empresas de ônibus de não ter entregado documentos relativos às empresas que irão fornecer o suporte tecnológico para a bilhetagem eletrônica unificada.
Cada sindicato ficará responsável por contratar uma empresa, mas ambas terão que firmar um acordo para a interoperabilidade. Ou seja, elas terão que garantir que o cartão do passageiro de ônibus de Natal seja reconhecido tanto pela tecnologia implantada nos ônibus quantos nos alternativos.
“Todos os documentos exigidos pela secretaria já foram entregues. Nós estamos completamente preparados só esperando o Seturn”, declarou José Pedro dos Santos Neto, presidente do Sitoparn. Ainda conforme o líder dos alternativos, o prazo para a entregue desses documentos era seis deste mês, mas a secretaria deu um novo: 11 de novembro.
Tentamos entrar em contato com a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, para confirmar os prazos e recebimento da documentação, mas ela não atendeu aos telefonemas. Também buscamos ouvir o secretário adjunto de Transporte, Clodoaldo Trindade, mas ele disse estar numa reunião na Procuradoria Geral do Município.
O presidente do Sitoparn afirma também que o projeto executivo do sindicato das empresas de ônibus atual terá que ser refeito. “Até o projeto executivo que o Seturn teria entregado ficou claro que não tinha validade porque está de acordo com a legislação vigente”, disse.
Para formalizar a concessão da bilhetagem unificada em Natal, o prefeito, Carlos Eduardo Alves, deverá assinar com as entidades um contrato, marcado inicialmente para 24 de novembro. Depois da entrega da documentação referente às empresas de suporte tecnológico, o passo seguinte para implantação da bilhetagem eletrônica seriam os testes em linhas regulares. A expectativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana é que até o final de dezembro a unificação está válida para os mais de 400 mil passageiros do transporte público de Natal.
Fonte: Jornal de Hoje