Natalenses preferem pontos de ônibus reformados e reclamam de lei de sinalização

A Prefeitura de Natal sancionou lei que autoriza o poder público a instalar nos terminais de passageiros e nos pontos de paradas de ônibus urbanos de transporte público das principais vias do município, placas com mapas dos bairros de Natal, contendo ainda informações sobre os números dos ônibus e itinerários de cada linha. A lei foi publicada na edição de 31 de outubro, do Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com a lei, as placas devem ser instaladas em locais onde haja uma maior circulação de passageiros e tem como finalidade orientar e localizar os usuários do sistema de transporte coletivo. As placas deverão ser padronizadas pelo órgão de trânsito municipal e específicas para esta sinalização.
A lei orienta ainda adequações no painel frontal informativo da linha e do itinerário dos ônibus. Segundo o documento, os veículos deverão ter destacado o número da linha no visor frontal, para que o usuário o identifique à distância.
Nas ruas a população parece não aprovar a decisão do poder Executivo municipal. A reportagem do portalnoar.com conversou com usuários do transporte público em vários pontos da cidade e a maioria declarou não gostar muito da ideia.
É o caso da dona Maria José Damião, de 55 anos. Ela que é empregada doméstica, diz que precisa utilizar com frequência o transporte público para se locomover pela cidade, e existiriam coisas mais urgentes a serem resolvidas como a própria situação estrutural das paradas. “Acho que deveriam investir em mais paradas e na qualidade delas. Quando faz sol a gente fica aqui sem nenhuma proteção e quando chove a gente se molha toda”, declarou ela.
O mesmo aponta a garçonete Viviane da Silva, de 28 anos. Segundo ela, ao invés de gastar dinheiro com placa, a Prefeitura deveria de preocupar em instalar mais paradas e reformar as que já existem. “Sou usuária do transporte público e acho que não somos bem assistidos nesse quesito”, disse.
Outra que também não aprovou a lei da instalação das placas foi à dona de casa, Ana Paula Silveira. Moradora do bairro de Mãe Luiza, na zona Leste de Natal, ela diz que a situação das paradas no bairro é péssima, muitas não tem nem identificação. “Tem que investir mais, que melhorar o que já tem para depois se preocupar em instalar placas”, argumentou.
A reportagem do portalnoar.com tentou contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), mas em virtude do feriado do servidor público, não houve êxito.
Fonte: Portal No Ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo