PR: Empresas de ônibus fazem campanha para uso do transporte público em Curitiba

Mesmo sendo a cidade do mundo onde surgiu o primeiro sistema de corredores de trânsito rápido para ônibus (BRT) e ainda hoje sendo referência mundial quando o assunto é mobilidade urbana, Curitiba sofre com os constantes congestionamentos. O problema se estende para outras cidades vizinhas que formam a região metropolitana.
Apesar das necessidades de melhoria, como redução do excesso de lotação em algumas linhas, e da ampliação nos serviços de ônibus, a oferta de transporte público permite que o passageiro se desloque por 14 cidades pagando uma única tarifa por tempo indeterminado, desde que as integrações ocorram nas estações-tubo e nos terminais de ônibus. A RIT – Rede Integrada de Transporte com 1 mil 945 ônibus atende 2 milhões 270 mil pessoas por dia.
No entanto, muita gente em Curitiba e nas cidades vizinhas sequer experimentou a possibilidade de se deslocar por transporte coletivo. Por isso, o Setransp – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana decidiu fazer uma campanha de conscientização quanto ao uso do transporte público.
Uma das ações foi colocar em diversos pontos da cidade “outdoors” que mostram as desvantagens de se enfrentar os congestionamentos e os ganhos possíveis de tempo e tranqüilidade maior com o uso dos ônibus, ainda mais nos corredores.
Transporte coletivo de qualidade, com ônibus modernos e rápidos que recebam privilégio no espaço urbano, é fundamental para que as pessoas sejam convencidas a deixar o carro em casa.
Mas a entidade acredita também que são necessárias mudanças culturais. O individualismo e a culto ao carro ainda são muito presentes na sociedade brasileira ainda. Um processo que começou nos anos de 1950, com um novo estilo de vida urbano e pelo trabalho publicitário em prol da indústria automobilística. O carro tornou-se símbolo de status e liberdade.
Hoje a realidade não é mais essa, principalmente em relação à liberdade. O excesso de carros nas ruas tem tirado a qualidade de vida nas cidades e os deslocamentos se tornam cada vez mais difíceis.
As redes de transportes podem não ser suficientes ainda em praticamente todas as cidades. Mas algumas pessoas têm corredores e faixas exclusivas para ônibus, trem e metrô perto de casa e do trabalho e nunca tentaram ao menos ver como é deixar o carro pelo menos em alguns dias da semana.
Por isso, o Setransp considera este tipo de campanha importante para contribuir nesta mudança cultural.
Fonte e foto: Ônibus Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo