Os testes iniciais de implantação do passe livre para estudantes da rede municipal de Educação de Natal, que deveriam ter sido iniciados neste mês, ainda não foram feitos por causa do entrave em torno da unificação da bilhetagem eletrônica do transporte público da cidade. Segundo o secretário adjunto de Transporte da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Clodoaldo Trindade, o atual sistema não comporta a tecnologia necessária.
No mês passado, a prefeitura de Natal anunciou que a implantação das máquinas validadoras de passe livre seria colocada em teste na Escola Municipal Irmã Arcângela, no bairro de Igapó em meados deste mês. A medida iria beneficiar, incialmente, 1,5 mil estudantes dessa escola.
Essa experiência, no entanto, ainda não foi iniciada até então. O motivo, segundo Clodoaldo Trindade, é que a STTU está aguardando a finalização do processo de implantação da bilhetagem eletrônica unificada do transporte público. “A tecnologia usada nos ônibus atualmente não é compatível com o sistema do passe livre. É preciso esse novo sistema, que abrange até a biometria, entre outras tecnologias, para começarmos a operar o passe livre”.
Ainda de acordo com o secretário, o impasse para unificação da bilhetagem está na demora para a assinatura do contrato de cooperação entre o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) e o Sindicato dos Transportes Alternativos (Sitoparn). Clodoaldo Trindade atribuiu o entrave ao fato de que os permissionários ainda não entregaram toda a documentação necessária para o fechamento desse contrato.
“A unificação já deveria ter sido implementada. Mas o Sitoparn ainda não entregou as certidões negativas dos trabalhadores, bem como o dados do FGTS e o INSS. Diante disso, aguardamos um parecer da Procuradoria do Município para tomarmos alguma medida”, explica.
Fonte: Portal No Ar