O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Natal deve entrar em funcionamento até o final de outubro. É o que garante a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Ao todo, serão 12 novos veículos equipados e preparados para transportar 600 passageiros em cada composição, aumentado a demanda de atendimento de oito mil para 60 mil pessoas por dia.
De acordo com João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU, o novo sistema de transporte está, atualmente, em uma fase de testes e a empresa responsável deu um prazo de 20 a 30 dias para a conclusão. João Maria esclarece que antes de entrar em funcionamento efetivo, o VLT precisa passar por uma bateria de testes que vão verificar desde a aceleração dos motores, os freios até a velocidade atingida.
Os testes dinâmicos estão previstos para serem iniciados no próximo dia 6 de outubro e tem prazo de conclusão até o final do mesmo mês. O representante da CBTU informou que esta será a última etapa de testes já que toda a parte de análise estática já foi concluída, na qual foram verificadas a iluminação, o funcionamento das portas automáticas, o ar-condicionado, assim como toda a estrutura do veículo.
De acordo com João Maria, as linhas que estarão funcionando serão as mesmas. As que compreendem o bairro da Ribeira até Ceará-Mirim, e da Ribeira até o município de Parnamirim, na Grande Natal. No entanto, a companhia adiantou que outros projetos que preveem a expansão do transporte já estão em fase desenvolvimento.
“Existe um anteprojeto que prevê a instalação de um novo ramal na Avenida Jaguarari com destino ao Campus Universitário, além de um anel ferroviário interno que compreenderá a Avenida Mor Gouveia e a Presidente Sarmento. A Companhia junto com o Governo estuda ainda a instalação de um anel metropolitano, saindo de Natal, com destino à Macaíba, São Gonçalo e o novo aeroporto”, adiantou.
O superintendente defende ainda que a instalação do VLT em Natal vai impactar diretamente na mobilidade urbana da cidade, sendo esta, um dos principais entraves no desenvolvimento das cidades. “O trânsito fluirá de maneira bem mais rápida, principalmente porque as pessoas terão a opção de um transporte seguro, eficaz e rápido, já que o tempo de espera será reduzido em relação a locomotiva tradicional. O passageiro que antes chegava a esperar uma hora e meia entre uma viagem e outra, agora vai esperar apenas 20 minutos”, declarou.
Foto: Wellington Rocha (Portal No Ar)
Fonte: Portal No Ar