SP: Ônibus começam a testar vaga para transporte de bicicleta em São Paulo

Os ônibus de São Paulo terão vagas específicas para que os ciclistas carreguem suas bikes pela cidade. A SPTrans (empresa responsável pelo transporte público) começou a testar um suporte para prender até duas bicicletas dentro dos coletivos.
A base fixa para as bikes, no entanto, foi adaptada no mesmo lugar onde estão os bancos reservados para idosos e no recuo para os cadeirantes. Segundo a prefeitura, não haverá prejuízos, pois há outros espaços preferenciais dentro dos coletivos.
Com o transporte intermodal, a prefeitura espera estimular os ciclistas a usarem toda a malha cicloviária de São Paulo. Existem 70,6 km de vias dedicadas na cidade.
Dois ônibus já têm o espaço para as bicicletas. Os veículos fazem o trajeto entre as estações de metrô Jabaquara e Santana e passam por três parques da cidade -Juventude (zona norte), Ibirapuera e do Estado (zona sul).
O suporte toma o espaço equivalente a dois assentos e, por enquanto, as bikes só podem ser colocadas durante os fins de semana e feriados. Não há previsão para que a ideia seja implantada oficialmente em toda a frota.
Um sistema semelhante já é utilizado no transporte público de Chicago, nos Estados Unidos. A cidade americana tem mais de 300 km de ciclovias e, a exemplo do que ocorre em cidades da Europa, as bikes são carregadas em um rack externo que fica na frente dos coletivos. Aqui, essa prática, que poderia diminuir o impacto dentro de um ônibus lotado por exemplo, é vetada por uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Prioridade: Para o ciclista Willian Cruz, 41, o modelo testado nos ônibus paulistanos não vai roubar espaço dos passageiros. “É um ônibus com 70 assentos, não vejo a bike roubando espaço dos idosos. É só marcar outros assentos em amarelo para que eles utilizem com sua merecida prioridade”, afirmou.
Em relação ao espaço destinado aos cadeirantes, o ciclista diz que é preciso bom senso por parte dos ciclistas. “Caso seja o mesmo espaço para ambos, a prioridade deve ser dada ao cadeirante. Mesmo que para isso o ciclista precise desembarcar. Prioridade é prioridade”, afirmou o ciclista.
Os ônibus com o suporte para bikes estão identificados com um adesivo com um símbolo de bicicleta em branco sobre um fundo verde. A SPTrans não informou o custo total do projeto.
Foto: Davi Ribeiro (Folhapress)

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