Engenhbus: K 250 – A versão de entrada da linha rodoviária da Scania

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Continuando a nossa série com os chassis de ônibus Scania, a coluna Engenhbus fala hoje do chassi de entrada da linha rodoviária da marca sueca, o K 250 Versão 4X2, usado nas aplicações Intermunicipal e de fretamento.
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O Motor do K250 é o Conhecido motor DC9109250, de cinco cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, totalmente eletrônico, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler, cumprindo a norma CONAMA P7 ( Nível de Emissões Euro V). A Potência Máxima é de 250 CV, atingindo 1800 RPM. O Torque Máximo é de 1150Nm entre 1000 e 1300 RPM, utilizando o controle de emissões Scania SCR, com o uso do Arla 32. A Caixa de Mudanças é da alemã ZF, modelo Ecolife, de Seis Marchas com controle eletrônico e selecionador de marchas. O K250 Tem duas relações de diferencial: 5,57:1 e 4,88:1.
A suspensão dianteira a Ar tem capacidade máxima do eixo de 7.500 kg, enquanto a suspensão traseira, também a ar, tem capacidade máxima do eixo de 12.000 kg. Além disso, o chassi tem outros itens, como elevação e rebaixamento total ELC, suspensão reforçada, sistema de ajoelhamento, proteção contra tombamento, nível de altura pré-definida do chassi e nível stand-by da suspensão.
As rodas são ao gosto do freguês. Podem ser de aço pintado ou de alumínio Polido.
O Sistema de Freios também pode ser escolhido ao gosto do cliente: Freios a tambor ou a disco nas quatro rodas, acompanhado do controle eletrônico do sistema (EBS) e o programa eletrônico de estabilidade, o conhecido ESP. Como equipamentos adicionais, são incluídos o ajustador de freios automático, válvula de segurança do freio de estacionamento (Interlook) e bloqueio de saída com as portas abertas. Independente da configuração, o sistema de freios utilizado é o Retarder ZF Incorporado, contendo as funções AIS (Desengate Automático em Parada) e Lock – Up.
Já o sistema elétrico é baseado na comunicação digital – CAN, proporcionando assim maias informações sobre o status do veículo. Existe a opção de escolha pelo cliente da amperagem do alternador vindo nas opções 2 X 100 A ou 2 X 150 A. As baterias podem ser de  140 ou 180 Amperes, além da chave Geral que fica localizada no painel do condutor.
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Na área do motorista por sua vez, o condutor dispõe de um moderno computador de bordo, com seus devidos itens de conforto:
– Dados Sobre a Viagem – (Distância, Velocidade, Consumo e Tempos de Operação);
– Dados Instantâneos – (Consumo, Pressão de Óleo, Freio e Turbina e Tensão da Bateria);
– Mensagens de Advertência;
– Indicação de Manutenção Futura;
– Tacógrafo (Com Discos de 1 a 7 Dias).
Por fim, na parte de climatização, há a disponibilidade da Polia extra para o sistema de ar condicionado, que é de 280 mm e da válvula de calefação. Assim, o ônibus que contar com esse chassi poderá contar com as melhores marcas do mercado.
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Terminamos aqui mais uma edição da coluna “Engenhbus”. Brevemente, traremos mais novidades para você que gosta dos detalhes técnicos sobre os ônibus – desta vez, sobre carrocerias. É só aguardar.
Por Fellipe Lima

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