“Ao contrário do que muitos pensam, os empresários de ônibus enxergam essa ampliação dos modais de suma importância para a vitalidade de todo setor”, afirmou o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, Eudo Laranjeiras, ao comentar o advento do VLT e BRT.
Para ele, a única preocupação é com o radicalismo, que busca a fragilização do modal ônibus. Por isso, defende um pensamento sistêmico, onde os modais se complementem, destacando que há espaço para todos, e quando há essa harmonização, todos ganham, principalmente a sociedade.
Nesse sentido, ele destacou o custo e o tempo de implantação que precisam ser considerados entre o VLT (trilho) e o BRT (ônibus), tendo em vista o primeiro ser de 5 a 10 vezes mais caro que o segundo e o tempo de implantação 5 vezes maior. “Portanto, buscando a solução com melhor custo benefício, este impreterivelmente será o BRT, mas sabemos que é importante não ficar somente nisso, é necessário o investimento também em VLT, Metrô, e outros modais”, justificou.
E acrescentou ser necessário aguardar a implantação do sistema para fazer uma real avaliação do sistema do BRT, que em Recife, por exemplo teve apenas um trecho inaugurado para o período da Copa do Mundo, mas conta com implantação plena. “Em Maceió já há projetos, em João Pessoa está nessa fase de se discutir a licitação e em Natal há uma promessa de que será iniciado em 2015, segundo a Prefeitura”, concluiu.
Fonte: Paraíba.com.br