Levantamento feito pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) aponta que 470 ônibus foram incendiados no país neste ano em meio a protestos ou ataques criminosos – média de dois por dia.
O balanço, atualizado até esta quinta (21), aponta que os incêndios ocorreram em 58 municípios de 15 Estados. A maioria dos incêndios – 118 – ocorreu na capital paulista, seguida por Rio de Janeiro e Montes Claros (MG), ambas com 47.
Os dados foram coletados entre as cerca de 500 empresas ligadas à NTU e também por meio da imprensa. No total, a frota das associadas é de 107 mil veículos.
A associação, cujas viações são responsáveis por 90% do transporte público no país, alerta para a escalda dos ataques neste ano. Segundo o balanço, nos últimos dez anos haviam sido registrados 538 incêndios ao todo.
Em nota, a NTU afirma que seu levantamento “mostra que o país atingiu a triste marca de mil ônibus incendiados” desde 2004. “Só no primeiro semestre deste ano foram quase 400 veículos destruídos em ataques criminosos, o que representa um aumento de 200% em relação a todo o ano de 2013. Para o cidadão, essa conta equivale a um prejuízo de mais de R$ 500 milhões – incluindo a compra de novos veículos e outros gastos”. Os incêndios na capital paulista levaram o SPUrbanuss (sindicato das empresas) a lançar uma campanha em abril.
As empresas dizem que os ônibus têm sido alvo de protestos não relacionados à qualidade do transporte mas para chamar a atenção das autoridades para outros motivos.
Fonte: Folha de S. Paulo