A contadora Ana Lúcia saiu hoje para mais um dia de trabalho com o temor de ser assaltada dentro de um ônibus da Linha 08 que passa perto da sua casa em Lagoa Nova. Ela é mais uma dos milhares de natalenses que ainda não viu as medidas de segurança anunciadas ontem pelo Governo do Estado para coibir a violência nos transportes púbicos.
Sentada sozinha na parada de ônibus em Mirassol em plena manhã, ela reclamava: “Estou aqui morrendo de medo, pedindo que venha logo um ônibus, mas mesmo assim não sei se estarei segura dentro dele”. A contadora não viu a presença de nenhum policial ao longo do trajeto que fez do trabalho à casa.
Nem ela nem outros usuários e motoristas entrevistados pelo portalnoar.com relataram rondas policiais, abordagens, instalação de câmara ou tiveram informações sobre agentes à paisana que estariam observando a segurança dos veículos desde a terça-feira (19). Ana Lucia teme pela decretação do fim de dinheiro dentro dos ônibus. “Aí a violência dos bandidos se voltam toda para os usuários”, acrescenta.
Essas e outras medidas foram anunciadas em coletiva dada ontem pelo secrétário Estadual de Segurança, Eliézer Girão Filho.
“Pra não mentir pra você, vi uma blitz sendo feita ontem na Felizardo Moura, mas era só para TV filmar. Depois eles foram embora”, afirmou o motorista Cícero Júnior, da linha 302, do transporte alternativo.
Outros motoristas de linhas regulares ainda não viram qualquer medida serem efetivamente implantadas hoje. “Pelo contrário, dois vagabundos tentaram assaltar esse ônibus hoje cedo “, disse o motorista Francisco Lauzanir, da linha 3008 que faz linha Centro-Eucalíptos. “E não havia nenhum policial para nos proteger”.
O morador Anderson Reis, de Parque dos Coqueiros, Zona Norte, acrescenta que continua sem celular e apenas com dinheiro do ônibus. “Sei que serei assaltado a qualquer momento”, prevê.
O comerciante Iran Magno Cavalcanti, morador de Nossa Senhora da Apresentação informou que já viu vários assaltos em uma parada localizada em frente a uma faculdade na Zona Sul. “Meu medo continua”.
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Maria da Paz, disse que a única medida tomada pelo estado que entrou em vigou foram a realização de blitzen. “ Mas apenas isso, sentenciou”.
Segundo o comandante da Policia Militar, Coronel Araújo as primeiras ações já surtiram efeito: “Não houve nenhuma ocorrência de assalto de ontem para hoje e apreendemos três armas de fogo. Além disso estamos intensificando as blitzen e as barreiras policiais”.
Associação considera policiais à paisana nos ônibus “uma enganação”: O soldado PM Roberto Campos, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar no Rio Grande do Norte (ACSPMRN), considera que medida tomada pelo Comando da corporação em colocar policiais à paisana nos ônibus de Natal é uma “enganação”. Por sua vez, o coronel PM Francisco Araújo Silva, comandante da PM no estado, garante a eficácia desse tipo de policiamento.
Na opinião de Roberto Campos, a Polícia Militar do RN não tem efetivo suficiente para retirar homens do serviço ostensivo (patrulhamento nas ruas) e coloca-los à paisana nos ônibus urbanos da capital potiguar.
“Respeito muito as autoridades do nosso estado, mas anunciar que há PMs à paisana nos ônibus para dar uma maior sensação de segurança à população é pura enganação. Com o efetivo que temos, muito mal podemos fazer o policiamento normal, quem dirá descolar policiais para estarem nos ônibus”.
Contudo, o coronel Araújo afirma que esse tipo de policiamento foi colocado em prática nesta semana e já tem mostrado resultados positivos. “Não posso revelar qual foi o caso para não identificar os policiais. Mas criminosos foram detidos recentemente porque havia policiais presentes nos ônibus assaltados e fizeram a perseguição aos acusados até encontra-los e prendê-los”.
O comandante da PMRN ressalta ainda que os policiais que estão à paisana nos ônibus somente reagirão aos assaltos se não houver qualquer risco a eles e aos passageiros. “Quando não der para tomar alguma reação durante o crime por causa das condições de segurança, os PMs vão seguir os bandidos até prendê-los, como já tem acontecido”.
Com informações: Portal No Ar