É difícil depender de ônibus em Natal. Não bastasse a má qualidade do serviço do transporte público oferecido aos natalenses, ainda há mais um problema: a precária sinalização para os usuários. Pontos de ônibus sem placa de sinalização e – o mais comum – paradas sem qualquer informação sobre as linhas e itinerários complicam ainda mais a vida dos usuários de transporte público na capital potiguar.
Junto com a sinalização para pedestres e ciclistas, a sinalização no transporte de Natal foi avaliada pelo portal Mobilize Brasil, na campanha denominada Sinalize!, e o resultado foi péssimo: de 0 a 10 pontos (levando em consideração todos os itens), a cidade levou nota 2,5 – a oitava pior média entre 25 cidades avaliadas. O levantamento foi realizado por voluntários entre junho e julho deste ano.
A Tribuna do Norte percorreu, na tarde desta quarta-feira, 13, várias ruas e avenidas de Natal e pôde constatar o que a pesquisa diz, principalmente em relação à sinalização para quem utiliza o transporte público na cidade.
Servidor terceirizado da Prefeitura, Altemar Francisco de Medeiros sintetizou bem o problema da falta de informações sobre linhas e itinerários nas paradas. Na Ribeira, onde antigamente funcionou o terminal rodoviário de Natal, ele aguardava um ônibus que o levasse à Av. 2 (Presidente Bandeira), no Alecrim, mas não sabia que transportes faziam o itinerário nem em qual dos quatro pontos existentes no esperá-los. Na dúvida, se posicionou entre uma parada e outra. “É bem complicado”, disse o servidor público.
Nossa reportagem foi em mais de dez pontos de ônibus e somente em um deles – um dos dois que ficam em frente ao cemitério do Alecrim -, na rua Fonseca e Silva, havia placa informando os ônibus que param e o itinerário. O outro ponto também chegou a ter placa com as informações, mas “ela desapareceu”, segundo contou o dono de um quiosque próximo. Botoeira quebrada e falta de placa indicando a existência de faixa de pedestre foram problemas que a reportagem observou em relação à sinalização para o pedestre.
No início de julho, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que, para melhorar a fluidez no trânsito da cidade e garantir mais segurança a motoristas e pedestres, estuda intervenções em várias ruas da cidade. Além da criação dos corredores exclusivos e semi-exclusivos para ônibus, de sistemas binários, os projetos contemplam ainda redes semafóricas sincronizadas, melhoria da sinalização horizontal e vertical, pavimentação adequada, construção de novos terminais de ônibus, quatro estações de transferência e 1.052 abrigos de passageiros. Ontem, a TN tentou ouvir a Semob sobre o assunto, mas não conseguiu contato com o secretário adjunto de Trânsito do órgão, Walter Pedro da Silva.
Foto: Adriano Abreu (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte