A CBTU elaborou planejamento de expansão da rede ferroviária, com criação de cinco novas linhas, expandindo o transporte para os municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, além dos já contemplados Natal, Ceará-Mirim, Extremoz e Parnamirim. Apesar de ter estudos que indicam potencial de demanda, ainda não há estimativas de custos para isso.
As novas linhas sugeridas pela CBTU prevê itinerários passando pela região central da cidade. Para isso, o superintendente explica que o asfalto que receberá os trilhos precisam ser preparados, bem como a instalação das linhas. Os veículos também serão adaptados para que os passageiros possam embarcar a uma altura da calçada, diferente da altura das estações.
“Os VLTs possuem um sistema de frenagem melhor até que o dos ônibus. São veículos leves e por isso conseguem frear e acelerar rapidamente, diferente dos trens tradicionais, que pesam toneladas. Carros e bicicletas, por exemplo, podem circular livremente junto aos VLTs”, disse Dulce Albuquerque, técnica da CBTU durante seminário de apresentação do veículo, em dezembro passado.
Apesar de funcionar como um ônibus sobre trilhos, uma das vantagens apontadas ao VLT é a capacidade de passageiros. Enquanto um ônibus transporta cerca de 40, um VLT leva até 600 passageiros de uma vez.
Teste de VLT deve começar em 60 dias: A primeira composição do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) que circulará na capital potiguar já está na superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na Ribeira, mas ainda sem data definida para entrar em circulação. Mas a expectativa do órgão é que o primeiro VLT passe a circular com passageiros, em fase teste, no prazo de dois meses, sem previsão de aumento no valor da tarifa, que custa R$ 0,50.
Das 14 composições adquiridas para renovação da frota ferroviária na Região Metropolitana, 12 são VLTs e dois são locomotivas tradicionais. O conjunto foi adquirido por R$ 154 milhões através do PAC Equipamentos. Além da composição do VLT, as duas locomotivas também chegaram e estão sendo testadas.
Os VLTs atuarão na linha Sul (Natal/Parnamirim) e parte da linha Norte (Natal/Nova Natal). Segundo Cavalcanti, a presença em parte da linha é necessária para cumprir o intervalo prometido de 20 minutos. No restante da linha Norte, entre a estação Nova Natal e a de Ceará-Mirim, atuarão as novas locomotivas.
Fonte: Tribuna do Norte