A Prefeitura Municipal de Teresina anunciou na tarde desta segunda-feira (04), o resultado da licitação das linhas de ônibus. Das 29 empresas que compraram o edital, 13 foram as vencedoras, todas piauienses. Elas devem explorar o serviço de transporte público pelos próximos 15 anos.
O presidente da Comissão de Licitação do Transporte Público, Ricardo Freitas, o próximo passo é a assinatura do contrato com as empresas, o que deve acontecer ainda este mês. Ele acredita que em um prazo de 60 dias as empresas estarão iniciando o processo de transição para o novo sistema.
Mesmo sendo todas piauienses, Ricardo Freitas garante que as empresas terão que mudar a qualidade do serviço prestado na capital. “O sistema será totalmente diferente, com linhas e ônibus mais robustos. Inicialmente, elas devem começar a trabalhar com 10% da frota climatizada”.
A Prefeitura também vai cobrar novas garagens e a modernização do sistema.
A divulgação do resultado estava marcado somente para o dia 11 de agosto, mas pela avaliação de Ricardo Freitas, o processo foi tranquilo, o que permitiu antecipar o resultado em uma semana. “Foi um processo absolutamente tranquilo, sem nenhum pedido de recurso. Vamos estar entregando dentro do prazo previsto pela Prefeitura”.
O sistema será dividido em quatro lotes. Confira as empresas vencedoras:
Lote 1: Zona Norte
Consórcio Poty: Viação Piauense, Envipi, Teresinense
Lote 2: Zona Leste
Consórcio Urbanos: Cidade Verde, Asa Branca, Santana e São Cristóvão
Lote 3: Zona Sudeste
Consórcio Teresina : Taguatur, Emtracol, Dois Irmãos, Santa Cruz e Transportes Teresina
Lote 4: Zona Sul
Transcol Transportes Coletivos
Fonte: Portal Cidade Verde (PI)