CE: Expresso Guanabara, 22 anos nas estradas nordestinas

Em 1º de agosto de 1992, uma nova empresa iniciou suas atividades na região Nordeste do País. Como se veria nos anos seguintes, não era apenas mais uma empresa. Com sede em Fortaleza, Ceará, a Expresso Guanabara surgiu com o objetivo de construir um novo conceito em transporte rodoviário de passageiros. Fundada pelo Grupo Guanabara, do Rio de Janeiro, em pouco tempo ela se afirmou como empreendimento inovador, eficiente, atualizado – e com essas marcas percorreu os seus primeiros 22 anos.

Ao criá-la, o Grupo Guanabara já operava no segmento de transporte urbano da capital cearense e acumulava uma experiência no segmento de transporte rodoviário intermunicipal, com a empresa Normandy, no Estado do Rio de Janeiro. A escolha de Fortaleza não foi aleatória. Embora naquele momento o País atravessasse um momento econômico difícil, com taxas de inflação e de desemprego elevadas, o Ceará despontava no cenário nacional como estado promissor para investimentos, principalmente em função do crescimento da indústria e do turismo, fatores que alavancavam a economia local.

Hoje, a Guanabara opera 88 linhas federais e 77 intermunicipais. Seus ônibus atendem a cerca de 1.000 cidades, entre elas Belém, Marabá, São Luiz, Imperatriz, Caxias, Teresina, Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Natal, Mossoró, João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Recife, Caruaru, Petrolina, Maceió, Aracaju e Brasília. Além do Distrito Federal, são atendidos 12 estados: Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás e Tocantins.
Sempre novos: Para prestar serviços de alta qualidade a essa vasta porção do País, a companhia mantém uma frota de 390 ônibus da marca Mercedes-Benz, com as mais modernas carroçarias Marcopolo (modelos Paradiso 1200 G7).

Todos os carros têm uma característica em comum: a idade média de apenas dois anos. Em razão dessa diretriz, o programa anual de renovação de frota da operadora é sempre ambicioso. Em 2011, por exemplo, foram incorporados à frota nada menos que 100 novos ônibus Marcopolo G7, divididos entre os serviços Galant (convencional), Gênesis (executivo) e Glamour (leito). Todos os carros da frota são equipados com ar-condicionado, toalete químico, poltronas reclináveis, encosto de pernas e sistema de entretenimento com DVD. Eles estão entre os mais modernos do País, tanto no aspecto mecânico como eletrônico, e possuem sistema de rastreamento via satélite.

Também a configuração dos carros reflete a preocupação em oferecer o máximo conforto possível aos passageiros: o serviço convencional (Galant) é operado com veículos de 46 lugares; o serviço executivo (Genesis) utiliza carros com 42 a 46 lugares; e o serviço leito (Glamour), usa os de 26 ou 32 lugares. Registre-se ainda que os terminais próprios da Guanabara (salas VIP) também contam com ar-condicionado e cadeiras para espera, além de oferecer a facilidade da venda informatizada de passagens. A frota percorre mensalmente cerca de 6.700.000 quilômetros e transporta entre 520.000 e 600.000 passageiros. Por esses números, percebe-se o quanto a correta manutenção dos veículos é importante para a perfeita prestação dos serviços.
Em razão disso, a Guanabara implantou o programa de Gestão da Qualidade para a padronização e normatização dos processos e procedimentos internos de manutenção veicular. A normatização incluiu diversos procedimentos em todos os setores. Na manutenção, os principais foram: controle de combustível, revisões mecânicas, pintura dos veículos, limpeza veicular e controle de pneus.
Intenso treinamento: A infraestrutura de atendimento inclui, além dos pontos de parada e das garagens, 800 pontos de vendas em todos os estados de atuação da empresa. Também é mantido um serviço de tele-entrega e de vendas e informações pela internet. Os canais de comunicação e interação com os clientes contam ainda com Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) via telefone 0800, um site na internet que recebe reclamações e dá informações, e um sistema de atendimento nas redes sociais que segue toda a legislação do SAC e gera protocolo e respostas em até cinco dias úteis. Pelo grau de complexidade e pelo alto nível de exigência da empresa para a prestação dos serviços, há a necessidade de profissionais bem preparados e treinados. As palestras e treinamentos para os motoristas abrangem qualidade no atendimento; segurança no trabalho e combate a incêndio; orientações sobre disco de tacógrafo e GSM; informações sobre o Sistema de rastreamento; pneus; orientações médicas e atividade prática; orientação pela vida nas estradas; direção consciente; obesidade e suas consequências; orientação para a manutenção de veículos; orientação jurídica; direção defensiva e orientações operacionais.
Rodoviária de Sobral: Desde 2005, a Guanabara administra o novo terminal rodoviário do município cearense de Sobral, na região Norte do Estado, tido hoje como modelo na região Nordeste. Sua infraestrutura é composta por um mix de lojas, amplo restaurante, quatro lanchonetes, cafeteria, lojas de conveniência, banca de revistas, cooperativa de táxi, loja de artesanato, estacionamento e guarda-volumes, além da Sala VIP Guanabara, climatizada, com TV, jornais, café e água mineral.
A Guanabara ganhou a concessão para administrar o equipamento por meio de licitação pública e desde o início da sua gestão promove uma série de ações e projetos educativos voltados a todos os passageiros que circulam pelo local.
Responsabilidade Social: Como empresa moderna e consciente de sua inserção nas comunidades a que atende no Norte e no Nordeste do País, a Expresso Guanabara desenvolve intensa atuação social e de responsabilidade social. Na foto ao lado, apresentações da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, patrocinada pela Guanabara, são muito prestigiadas nas diversas cidades.
Na área cultural, é exemplo dessa atuação o projeto Caminhos Musicais Guanabara, que patrocina a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra. No esporte, a Guanabara mantém como contratados na função de auxiliar de marketing 25 paratletas, apoiando-os nas competições em diversas modalidades, como natação, ciclismo, basquete, tênis de mesa e halterofilismo.
As ações relacionadas à defesa do meio ambiente se traduzem pela construção e manutenção de estação de tratamento de esgotos, reuso e tratamento de água ETA, de caixa separadora de água e óleo, de cisterna para aproveitamento de águas pluviais, de coleta de óleo queimado e do Programa Despoluir, que inclui a redução da emissão de gases poluentes e do consumo de combustível; sala de aspiração de filtros de ar; limpeza dos tanques de combustível dos veículos; reciclagem de pneus inservíveis em forno de cimento e coleta seletiva de resíduos sólidos.

Marketing: Por intermédio da sua gerência de marketing, a companhia desenvolve um plano anual que envolve diversas atividades voltadas à expansão da participação de mercado da Guanabara e ao fortalecimento da marca. Desta forma, frequentemente são realizadas campanhas educativas, blitz, eventos, campanhas publicitárias, ações culturais e outras.

A área de marketing também gerencia o projeto cultural Caminhos Musicais Guanabara e o programa Boa Mesa na Estrada, este último pioneiro no País. Leva qualidade e capacitação aos restaurantes utilizados como pontos de apoio ao longo das linhas da empresa, ajudando a elevar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros da Guanabara nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Nessa imagem ao lado vemos os donos de restaurantes e lanchonetes participantes do Programa Boa Mesa na Estrada recebendo da Guanabara o Selo Boa Mesa: atestado de qualidade para serviços e alimentos.
Entre as ações recentes de maior impacto estão as campanhas de sensibilização sobre a correta utilização de aparelhos sonoros e a de estímulo ao uso do cinto de segurança. Finalmente, a gerência de marketing desenvolve a comunicação da empresa com os seus diversos públicos. Desta forma, por desenvolver uma gama tão ampla de atividades para melhorar de maneira contínua a qualidade dos serviços e a relação com os usuários, a Expresso Guanabara insere-se naturalmente nas premissas que nortearam a criação do Prêmio ANTP-ABRATI de Boas Práticas no setor de transporte terrestre de passageiros. Em 2011, ela foi uma das empresas vencedoras. Julgados por uma comissão de especialistas, foram premiados os seus cases “Adesão dos Colaboradores” e “Responsabilidade Sócio-Ambiental”.
Fotos: Andreivny Ferreira, Flávio Eduardo e Expresso Guanabara (Acervo – Facebook)
Fonte: ABRATI (Matéria publicada no site “Ônibus Paraibanos“)
O Unibus RN parabeniza a Expresso Guanabara pelo seu aniversário. Uma empresa que presta bons serviços e dá prioridade ao bom tratamento do seu usuário merece todas as homenagens possíveis e os votos de felicidade por uma data marcante como a de hoje. Parabéns, Guanabara, pelos seus 22 anos de atividades!

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