A Prefeitura Municipal de Mossoró pretende cadastrar 12 mil usuários de transporte coletivo em Mossoró durante o mês de agosto deste ano. A meta é reduzir fraudes que permitem usuários andar ônibus coletivos de graça e/ou com meia passagem sem ter direito.
Não se trata de um cadastramento simples. É biométrico. “O nível de precisão se aproxima de 100%”, diz Erbas Morais, gestor de Bilhetagem Mossoró. “O rosto dos usuários de transporte coletivo serão escaneados e armazenados num banco de dados na Setrans”, explica.
“A máquina vai identificar e catalogar mais de 200 pontos no rosto dos passageiros e haverá uma máquina no ônibus que vai identificar o usuário cada vez que ele andar de ônibus”, diz Erbas Morais. O equipamento deve entrar em funcionamento tão logo seja concluído o cadastrado.
O cadastro será feito em dois locais. Os estudantes terão que se deslocar até perto do antigo Café do Povo, no Centro de Mossoró, e os idosos e deficientes o cadastro será feito na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que fica numa casa ao lado da Igreja São João, no bairro Doze Anos.
A mudança não será custeada pela Prefeitura de Mossoró. É um investimento das empresas. “Conhecemos o sistema em Florianópolis e sugerimos aos empresários de transporte coletivos de Mossoró”, diz o secretário Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes, de Mobilidade.
Segundo Galthieri Ferreira Tavares, secretário adjunto de Mobilidade Urbana em Mossoró, pelo menos 50% dos passageiros de ônibus em Mossoró usa “cartão gratuito” e pelo menos 25% dos demais são estudantes que usufruem do benefício da “meia passagem”.
A meta com o investimento das empresas e o cadastramento dos usuários no sistema comandado pela Prefeitura é reduzir em 20% o número de casos de fraude. Isto vai melhorar o rendimento das empresas, que poderá retribuir com melhores ônibus.
O novo sistema deve começar a operar nos ônibus no dia 1º de setembro deste ano.
O cadastramento biométrico é um dos atos de governo dentro do projeto global da Prefeitura Municipal de Mossoró para melhorar a mobilidade urbana. As demais ações para permitir um tráfego menos estressante pelas ruas de Mossoró, passa por investimentos na infra-estrutura, emplacamento das motonetas, entre outros atos que serão adotados ao longo dos anos da gestão do atual prefeito Silveira Junior.
Fonte: Jornal de Fato