Armado com um revólver calibre 32, um garoto de 12 anos foi um dos responsáveis por um assalto a ônibus na noite desta sexta-feira (18) na Zona Oeste de Natal. Em entrevista à Inter TV Cabugi, o menino admitiu o crime e disse que pretendia largar os assaltos. “Vou sair se Deus quiser”, afirma o garoto, que cometeu o assalto com um adolescente de 16 anos. Os dois foram apreendidos.
Na entrevista, o menino conta como aconteceu o assalto ao ônibus da linha 21, que faz o trajeto entre as zonas Leste e Oeste da cidade. “Pedi parada, subi no ônibus, puxei a arma e anunciei o assalto. Peguei os celulares e ele o dinheiro”, relatou.
Cerca de 20 passsageiros estavam no ônibus, além do motorista e do cobrador. Foram levados celulares, carteiras e bolsas das vítimas. Os dois foram detidos por policiais da Ronda Escolar da Polícia Militar quando tentavam fugir a pé.
Sobre a arma, o garoto conta que comprou junto com o adolescente porque os dois têm inimigos. Ele afirma que já atirou, mas nunca matou ninguém. Na Delegacia de Plantão da Zona Sul, o menino ainda confessou ter participado de outros cinco assaltos recentes e revelou que comete crimes desde os 10 anos de idade.
Do lado de fora, a tia Dalvanira da Silva relatou que a violência começou cedo na vida do garoto. “Mataram o pai dele na frente dele e a mãe morreu na minha porta. Quero conseguir um internamento para ele pois não aguento mais sofrer”, afirma a tia.
Outras prisões: O comandante geral da Polícia Militar atenta para a grande demanda de viagens de ônibus na cidade. No total, a frota é de 800 veículos, que realizam em média cinco viagens por dia, percorrendo 4 mil km. “São quatro mil trechos para acompanhar”, colocou o comandante que reitera as ações da PM. “Continuamente estamos abordando. Fazemos abordagens por horários alternados todos os dias”, explica.
Em dois dias seguidos, a PM prendeu duas equipes de adolescentes suspeitas de vários assaltos a ônibus. O primeiro foi nesta quinta-feira, 17. Três adolescentes, de 15, 16 e 17 anos foram apreendidos no município de Parnamirim, na Grande Natal por assalto a um ônibus da empresa Trampolim. O segundo caso foi na Cidade da Esperança, na noite desta sexta-feira, dois adolescentes de 12 e 16 anos foram apreendidos em flagrante com uma arma de calibre 32.
402 assaltos em ônibus: Assaltos a ônibus continuam afligindo motoristas, cobradores e passageiros, especialmente na Região Metropolitana de Natal. A Polícia Militar garante que está tomando as providências ostensivas aos criminosos. Mas a alta demanda de transporte coletivo e o baixo efetivo de policiais dificultam a ações.
Até o final de junho, o Sindicato de Transportes Rodoviários (Sintro), já contabiliza 402 assaltos a ônibus em Natal. Apesar de não mensurado em números, houve a sensação de diminuição desse tipo de crime durante o período da Copa do Mundo, mas a última semana já volta ao “comum”. Em 2013, foram 1.010 mil ônibus assaltados.
O presidente do Sindicato, Nastagnam Batista, atribui isso ao maior efetivo de policiamento para o evento mundial. “No mês de junho quase não teve assalto. Acabou a Copa em Natal e recomeçou os assaltos, logo depois do último jogo. Quando não tem policia na rua acontece isso”, aponta Nastagnam.
Nesta última sexta-feira, 18, ocorreram outros dois assaltos a ônibus da empresa Guanabara. Nos dois casos, os passageiros não foram abordados. O primeiro aconteceu na avenida Tomaz Landim, na Zona Norte, quando o assaltante rendeu o motorista usando uma arma de fogo e levou R$ 132. Já na Zona Leste, o assalto foi no bairro de Santos Reis. Dois bandidos abordaram o motorista e o cobrador com uma faca e levaram o dinheiro.
Foto: G1 RN
Com informações: G1 RN e Tribuna do Norte