Antes mesmo de ser inaugurado, o corredor de ônibus Transcarioca já tinha o custo da sua manutenção definido: R$ 17.803 milhões. Esse é o valor da licitação para contratar, pelo prazo de dois anos, uma empresa privada para realizar a recuperação de pavimento e calçadas, a conservação de sistema de drenagem e grades e a limpeza da sinalização vertical. No primeiro mês de funcionamento da via expressa, o gasto previsto é de R$ 356,067 mil com esses serviços, valor que deve saltar para R$ 712.135 mil mensais, até o fim do contrato.
As cifras, que incluem a manutenção de três mergulhões – dois na Barra da Tijuca e um em Campinho -constam no edital de licitação que está no Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ) para avaliação. Somente após o aval do órgão fiscalizador é que a concorrência tem autorização para ocorrer. Mas pode-se dizer que é um avanço na transparência de gastos públicos a divulgação do montante para manutenção. O Transoeste, que liga Barra a Santa Cruz, passando por Campo Grande, tem os custos para recuperar o asfalto pagos pelos cofres municipais, mas essa conta nunca foi divulgada pela prefeitura.
Responsável pelo processo de escolha da empresa de manutenção, no caso do Transcarioca, a Secretaria municipal de Conservação (Seconserva) justifica a verba a ser gasta pelo fato de o corredor ter 39 quilômetros de extensão e passar em 14 bairros. “O volume de tráfego e o número de cruzamentos foram levados em consideração na hora de planejar a conservação da via”, afirmou a secretaria, por nota. Mas, no entanto, não consegue detalhar o cálculo para se chegar a cifra dos R$ 17.803 milhões.
“Não há como calcular o quanto será destinado do valor total para cada um dos serviços, já que uma intervenção pode ser mais necessária que outra. Isso só poderá ser esclarecido definitivamente quando a via estiver operando”. O Transcarioca foi inaugurado no dia 1º de junho, e começou a operar no dia seguinte, e transporta cerca de 400 mil passageiros por dia. O BRT foi orçado em pouco mais de R$ 1,3 bilhão.
Fonte e foto: Jornal O Dia (RJ)