O maior evento do futebol mundial termina hoje, com a final sendo disputada entre Alemanha e Argentina. O Maracanã será palco do fechamento, logo mais a tarde, da 20ª edição da Copa do Mundo, o principal torneio do futebol mundial. Sediada no Brasil, a competição mobilizou 12 cidades, dentre elas Natal, para que os jogos pudessem acontecer.
Além dos jogos, a logística foi um ponto importante. Para o deslocamento das seleções, modernos ônibus, de diversas companhias, foram mobilizados pelo país para os deslocamentos. Em Natal, não foi diferente. Por isso, nesta edição do “Especial Copa”, falaremos dos ônibus que circularam por Natal conduzindo algumas das principais seleções de futebol do mundo.
De acordo com os patrocinadores, a frota para o Mundial no Brasil foi de 1450 veículos, quase o dobro em relação à última edição do torneio, na África do Sul, quando foram disponibilizados 830 veículos oficiais. Jogadores, árbitros, dirigentes e imprensa usarão este transporte. Dentre eles, estão os ônibus, que ganharam plotagem especial com as cores dos países que eles transportavam.
Em Natal, as empresas responsáveis pelo transporte das seleções foram a Juca Tour e a Master Turismo. No total, foram utilizados para o transporte das seleções 3 ônibus com a plotagem oficial da FIFA. Vamos a eles:
Juca Tour – 1223: Montado no modelo Paradiso G7 1200, da Marcopolo, sob o chassi O-500 RS, da Mercedes-Benz, foi um dos primeiros ônibus com a tecnologia Euro V a circular em solo potiguar.
Esse exemplar foi utilizado pelas seleções de Camarões, Gana e Japão, respectivamente, durante suas passagens pela capital potiguar. Curiosamente, nenhuma das 3 seleções que usaram esse ônibus venceram seus jogos (Enquanto Camarões e Gana perderam, o Japão empatou seu jogo).
Juca Tour – 1224: Montado no modelo Paradiso G7 1200, da Marcopolo, sob o chassi O-500 R, da Mercedes-Benz, faz parte do mesmo lote do 1223 e é utilizado pela empresa para o fretamento em várias partes do país.
Durante a Copa do Mundo, o ônibus foi utilizado pelas seleções de México, Estados Unidos e Itália. Delas, somente a Itália não venceu seu jogo, perdendo para o Uruguai por 1 a 0 em 24 de junho.
Master Locação – 20112: Montado no modelo Paradiso G7 1200, da Marcopolo, sob o chassi O-500 R, da Mercedes-Benz, fez parte da renovação de frota da empresa mossoroense em 2013.
Durante a Copa do Mundo, ele serviu como ônibus reserva, servindo assim ao staff da FIFA, transportando convidados e outros que trabalhavam nos jogos. Entretanto, esse ônibus foi usado por duas seleções, substituindo os ônibus fixos: Grécia e Uruguai.
Fotos: Ônibus Brasil
Por Andreivny Ferreira