Quatro anos depois de ter sido apresentada na Câmara Municipal, a proposta de construção de uma nova ponte sobre o rio Potengi começa a andar. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) começou a estruturar um estudo de viabilidade para o novo empreendimento, que dará suporte às duas únicas conexões que a Zona Norte mantém com o restante da cidade, a Ponte Newton Navarro e a Ponte de Igapó.
A previsão da Semob é de que o estudo seja concluído em um ano e meio, podendo até ser finalizado antes. Ainda não há definição do custo total do estudo e a quem caberia a execução. “Estamos justamente nesta fase. Avaliando o que pode ser feito pela nossa equipe e o que é necessário contratar fora para providenciar análises específicas”, afirmou o secretário adjunto da pasta, Walter Pedro.
Ainda de acordo com o adjunto, a busca por uma alternativa de conexão da Zona Norte surgiu a partir de um acompanhamento frequente da secretaria. Com o funcionamento recente do Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, a necessidade de intervir na região acentuou-se. Apesar disso, ressalta, as pontes atuais ainda atendem a demanda.
Não há, na Semob, estudos recentes sobre o fluxo de trânsito nos dois equipamentos. A estimativa, entretanto, é de que passem de 50 a 55 mil veículos diariamente sobre a Ponte de Igapó e outros 37 mil sobre a Ponte Newton Navarro.“O principal problema destas pontes está na cabeceira”, avaliou o secretário, destacando que é importante ampliar as opções, principalmente para o transporte público, problema que deve ser amenizado com a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos). Faz parte da rotina dos usuários de ônibus ficar preso em uma fila de carros sobre as duas pontes todos os dias.
O ponto ideal da terceira ponte vai ser definido somente após a realização do estudo. Inicialmente, entretanto, considera-se a possibilidade de erguer o empreendimento dando continuidade ao Viaduto do Baldo – Avenida Juvenal Lamartine. Do outro lado, a ponte deve desembocar próximo ao Norte Shopping, na Avenida João Medeiros Filho, conhecida como Estrada da Redinha. Esta proposta, aliás, não é nova. No projeto inicial do Baldo já se previa a construção de uma ponte no local, ligando a região à Zona Norte.
Até que, em 1992, a gestão municipal começou a discutir o projeto de construção de uma nova ponte, só que em outra localidade. A partir disso foi iniciada o debate da construção da Ponte Newton Navarro, inaugurada somente em novembro de 2007, 15 anos depois. Em 2010, o tema voltou à pauta da Câmara Municipal.
O ex-secretário de Planejamento de Natal, Augusto Carlos Viveiros, na gestão Micarla de Souza, chegou a defender o projeto de construção da terceira ponte, a um custo de 50 milhões, correspondendo a 25% da Ponte Newton Navarro. Nada saiu do papel, porém.
Fonte: Novo Jornal