Depois de 15 dias de muito caos, transtornos e reclamação por parte dos usuários, terminou hoje a greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Natal e região metropolitana. Com isso, os cerca de 700 veículos que atendem a capital estão voltando a rodar gradativamente.
As assembleias estão ocorrendo em cada garagem e os trabalhadores decidiram, durante a manhã, voltar ao trabalho. A primeira empresa a colocar toda a frota na rua foi a Conceição, normalizando o serviço por volta das 7:00. Quase no mesmo horário, a Reunidas também voltou a ter seus ônibus circulando normalmente. As demais empresas voltaram a ter a sua circulação normalizada no decorrer do dia.
De acordo com o SINTRO, houve uma reunião com o SETURN onde os patrões se comprometeram a voltar à mesa de negociação para que não seja efetivado o corte do ponto e que haja um aumento maior do que o estipulado pelo dissídio coletivo, julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho. “Na empresa Conceição, a gerente da empresa se comprometeu que não haverá o corte do ponto. Infelizmente, as outras empresas estão intransigentes para realizar uma nova negociação”, declarou Nastagnam Batista, presidente do SINTRO, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.
Com isso, os trabalhadores tiveram um reajuste de cerca de 7% em seus salários, além de mais R$ 10 no vale-alimentação. Porém, estão obrigados a pagar uma multa de R$ 150 mil por conta da abusividade da greve. A decisão saiu na última terça-feira, no dissídio coletivo julgado no TRT.
Essa decisão finaliza a maior greve da história do transporte público natalense. Chegando hoje ao 15º dia, a paralisação afetou mais de 500 mil pessoas e comprometeu o plano de mobilidade para os jogos da Copa do Mundo, que ocorreram entre 13 e 24 de junho na Arena das Dunas.
Na nossa atualização normal, a meia-noite, iremos trazer mais informações sobre o fim da greve dos rodoviários. Fique ligado no UNIBUS RN!
Por Andreivny Ferreira