A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, recebeu, no final de maio, o Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação 2014 – “O Brasil que vai além” -, na categoria Empreendedor Internacional, instituído pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A empresa foi reconhecida pelas diversas iniciativas que promoveu em seus processos de exportação, investimentos aplicados em suas unidades no Brasil e no exterior e constante crescimento de suas operações. A premiação foi recebida pelo gerente de Operações Comerciais do Mercado Externo da Marcopolo, Ricardo Portolan.
Segundo o executivo, o significativo aumento das exportações e da produção das operações no exterior obtido nos últimos anos comprova a ampliação da presença internacional da empresa. “Hoje, a Marcopolo possui fábricas em diversos países e, mesmo com a instabilidade econômica mundial, manteve os investimentos e lançou novos produtos para aumentar a sua participação no mercado. Além disso, sempre procurou intensificar as exportações de suas unidades do Brasil para atender aos mercados da América Latina, África e Oriente Médio”, explica Portolan.
Com mais de 20 mil colaboradores, a Marcopolo possui unidades fabris em 10 países, sendo três no Brasil (duas unidades em Caxias do Sul – RS, uma em Duque de Caxias – RJ), África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia e México.
A 5ª edição do Prêmio Apex-Brasil prestou homenagem a 16 iniciativas e lideranças empresariais que acreditam no Brasil e que investem em produtos competitivos e inovadores que estão fazendo sucesso no exterior. Para escolher os homenageados, a Apex-Brasil avaliou quesitos como liderança empresarial, ações sustentáveis, inovadoras e de atração de investimentos. Também foram avaliadas iniciativas de internacionalização de produtos e serviços brasileiros e o desempenho exportador de empresas de grande, médio e pequeno portes. Ainda foram destacadas ações estratégicas de marketing de relacionamento e de inteligência comercial.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua na ênfase comercial de produtos e serviços brasileiros no exterior e na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.
Fonte: Secco Comunicação