Quem depende de transporte público para se locomover em Maceió sabe como é difícil esperar pelo ônibus e conseguir honrar com o horário dos compromissos. Foi pensando nessa dificuldade que estudantes de análise de sistema de uma faculdade particular de Maceió se reuniram e decidiram criar um aplicativo para celular que promete ajudar quem precisa desse tipo de transporte.
O TimeBus (expressão em inglês que, em uma tradução livre, significa “Hora do Ônibus”) surgiu de um Trabalho de Conclusão de Curso e foi ganhando forma para atrair o público maceioense. O aplicativo funciona da seguinte forma: o usuário baixa o TimeBus no smartphone e consegue acessar o horário, rota dos ônibus, além de pontos de ônibus que ficam próximos de onde o usuário está.
Bom para pessoas como a jornalista Nathália Conrado. “Eu sempre me atrapalho. Já aconteceu de eu pegar dois ônibus errados na mesma semana. Os nomes das linhas são muito parecidos”.
Segundo um dos desenvolvedores, Rafael da Silva Lúcio, desde maio, quando ele foi lançado, até agora, mais de mil downloads já foram feitos. “Para o pouco tempo em que está disponível no mercado, é um número considerado satisfatório e o retorno do público está sendo muito bom”, avalia.
Além de funcional, o aplicativo é gratuito. “Ainda estamos aperfeiçoando. Estamos trabalhando para que no futuro os usuários interajam uns com os outros para poder passar informações úteis, como por exemplo um ônibus que quebra e vai atrasar. O passageiro pode avisar para quem aguarda no ponto.”, disse Silva.
De acordo com ele, o TimeBus funciona de uma forma colaborativa. Ou seja, depende das empresas fornecerem a rota e o itinerário para que o aplicativo seja atualizado com frequência. “Ainda estamos buscando apoio das empresas e nosso contato com uma das que prestam serviço para Maceió já está firme. A parceria é importante para sempre darmos informações precisas”, contou.
Por enquanto, o aplicativo só funciona no sistema operacional Android. Mas os desenvolvedores buscam uma maneira de disponibilizá-lo também para o iOS. “Também já estamos analisando isso e queremos até expandir para fora de Alagoas. No momento, precisamos de um feedback dos usuários do TimeBus para nos ajudar a deixá-lo cada vez mais completo e útil”, finaliza Silva.
Nathália, que até então não sabia do TimeBus, comemorou a ideia. “Isso ajudaria muito, até mesmo para a minha programação. O ponto de ônibus fica perto da minha casa e posso tomar café da manhã tranquila, por exemplo, porque vou saber o horário que o ônibus vai passar. Não precisarei mais correr para o ponto presumindo que ele pode passar a qualquer momento”.
Fonte e foto: G1