Licitação: Prefeitura vai contratar consultoria

O edital de licitação para contratação de uma empresa consultora – que realize novos estudos sobre a rede de transporte da cidade e elabore o Edital de Licitação dos Transportes Públicos de Natal – deve ser publicada nesta próxima semana. O contrato deve ser finalizado até agosto deste ano, com previsão de custo de R$ 733 mil, com recurso do Município.
O estudo visa definir uma nova configuração para a rede de transportes públicos, a partir do diagnóstico da situação atual. Levará em conta a pesquisa de origem e destino das linhas de ônibus e alternativos, assim com a demanda atendida. Analisará também o custo financeiro, e ao final sugestionará as diretrizes para a nova rede. Segundo Elequicina dos Santos, secretária da Semob, o estudo antigo será apresentado a empresa contratada e ficará a vontade dela utilizar ou não as informações.
“Próxima semana publicaremos o edital e até agosto esperamos finalizar a contratação. Já o estudo terá o prazo de seis meses para conclusão”, explica Elequicina. “Esperamos que ao final deste, para o início de 2015 tenhamos o Edital de Licitação”. Tendo em mãos o documento que regularizará os transportes públicos da cidade, ainda deverá ser promovido audiências públicas na cidade para discussão e final aprovação do projeto – para enfim ser colocado em vigor.
O projeto anterior, que já havia passado pela Câmara Legislativa, e retornado para o Executivo, também foi resultado de um estudo. A gestão anterior contratou a empresa paulista Oficina e Consultores para executar os estudos e formular o edital de licitação. O serviço custou quase R$ 922. 028,20 e acabou sendo alvo de investigações pelo Ministério Público Estadual.
O novo estudo e novo projeto precisará ser refeito por ocasião do pedido acatado pelo prefeito Carlos Eduardo, em que o Sindicato dos Permissionários de Transporte Opcional de Passageiros do Rio Grande do Norte (Sitoparn) requeria a inclusão de 177 vagas para os alternativos, e não 82, como previsto no projeto anterior – que contabilizava as linhas em operação atualmente. As linhas operantes de ônibus atuais contabilizam 88. No entanto, o estudo vai analisar a viabilidade de colocar em operação essas linhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.