O que parecia impossível ser feito em pouco tempo virou realidade. Em apenas 7 meses de obras, as principais intervenções em algumas das principais avenidas de Natal foram inauguradas ontem, 09. É o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales, no entorno da Arena das Dunas.
A inauguração contou com a presença de diversos políticos, autoridades, representantes da Prefeitura e das empresas que fizeram a obra. “É um sonho materializado que vai diminuir muito os problemas de trânsito da nossa cidade”, disse o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), durante seu discurso na solenidade.
Apesar de não estar totalmente concluído, o complexo viário teve a placa descerrada e foi inaugurado oficialmente. Na prática, hoje foram liberadas as principais intervenções, que ficam na Avenida Prudente de Morais, em frente ao estádio Arena das Dunas, que custaram cerca de R$ 222 milhões aos cofres públicos.
Foram liberados ontem o Viaduto estaiado, que fica em frente ao estádio, duas passarelas para pedestres e três túneis que passam por baixo da estrutura. Enquanto o viaduto possibilita o trânsito na Prudente sem semáforos no sentido Candelária-Centro, os túneis inaugurados dão acesso a Avenida Lima e Silva e as ruas Jerônimo Câmara e São José. Antes, no dia 25 de maio, outro túnel do complexo, que liga as avenidas Lima e Silva e Romualdo Galvão foi liberado.
Entretanto, o Complexo foi inaugurado com obras inacabadas. De acordo com o projeto inicial, faltam ainda serem concluídos os túneis que ligarão a Avenida Capitão-Mor Gouveia à Prudente de Morais e o da Rua Raimundo Chaves, que cruza a avenida, além de um viaduto, na BR 101, que ligará a pista principal ao final da Av. Lima e Silva, dando acesso a marginal da rodovia. De acordo com a Prefeitura, as obras pendentes serão entregues nos dias 13, 15 e 30 de junho, respectivamente.
Na prática, o complexo viário promete dar fluidez ao trânsito na região após ser totalmente concluído. Serão eliminados oito semáforos e retornos, além de possibilitar a travessia de pedestres com segurança. Os reflexos já começaram a ser vistos, uma vez que a Prudente de Morais, interditada desde outubro de 2013, foi liberada totalmente.
Transporte público: Mesmo com a liberação do trânsito no complexo viário, até o momento apenas as linhas de ônibus que circulam na Prudente de Morais em Candelária voltaram a ter seus itinerários normalizados. As linhas 24 (Planalto/Ribeira – Via Av. Prudente de Morais), 35 (Soledade I/Candelária) e 43 (Candelária/Praia do Meio – Via Alecrim) voltaram aos trajetos normais.
Até o fechamento desta matéria, a SEMOB não divulgou nenhuma informação sobre o reestabelecimento dos itinerários das demais linhas de ônibus da região.
Por Andreivny Ferreira