Garagem.com: O charme das calotas

Cada época tem seu charme, isso é inegável. O rock nos anos 60, as roupas vibrantes dos anos 70, as baladas românticas dos anos 80, e por que não mencionar até mesmo as cores dos anos 90? Só para citar algumas das características mais marcantes dessas épocas. Por acaso, acabei lembrando de uma prática adotada entre os anos 80 e 90 por encarroçadoras e empresas de ônibus: o uso de calotas.

O item é muito encontrado nos milhões de carros mundo afora, mas há quem diga que os ônibus já usaram isso? Pessoalmente nunca vi um ônibus usando calotas, mas somente por fotos, e ainda assim numa foto que já passa dos dez anos, que mostra o Marcopolo G6 Paradiso 1350 no seu lançamento.

É um acessório que embeleza o ônibus, deixando-o elegante. Contudo, hoje considero inviável sua utilização, pelo menos em larga escala. Os pavimentos brasileiros são capazes de empenar rodas de ações, imagina as pobres calotas de plástico. E elas não são práticas, pois exigem certo esforço para serem removidas, sejam elas de encaixe ou parafusadas.

Mas, seria legal ver algum “rei da frota” usando calotas, tipo quando a Transportes Guanabara comprou os primeiros Viale 6×2 de sua frota. Eles poderiam usar calotas, por exemplo. E assim se repetindo a cada compra inovadora. É bem verdade que tecnicamente nada muda com o uso ou não das calotas, mas que é um charme, ah isso é.

Por Rossano Varela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.