Internet: Abaixo-assinado pede que poder público garanta o direito de manifestação, mas também o de ir e vir

Em meio à explosão de paralisações que se espalham pelo Brasil, um abaixo-assinado no site Petição Pública pede a preservação do direito de ir e vir diante do também “legítimo direito de expressão de opiniões” e reivindicações. O texto é assinado por 15 acadêmicos de cinco instituições brasileiras de ensino superior. A maioria deles são de universidades estaduais e federais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A petição pede que o poder público garanta a milhões de pessoas o direito de se deslocar em meio a manifestações que reúnem “vários milhares ou apenas um punhado de pessoas”.
“Violam, assim, o direito de um número sempre muito maior, milhões nos grandes centros urbanos, de se deslocarem a seus lares, a seus trabalhos, ao encontro de suas famílias, amigos, ou compromissos, quaisquer que sejam”.
O abaixo-assinado – cuja data de publicação não é revelada e que conta até agora com 280 assinaturas – surge em meio a uma escalada de ameaças de paralisações ou greves de várias categorias por reajustes salariais e outros benefícios. A maioria delas usa a proximidade com a Copa para forçar o poder público a atender suas reivindicações.
Em Salvador (BA) e São Luís (MA), a greve em vigor dos rodoviários atinge praticamente 100% da frota. Em São Paulo, na semana passada, uma dissidência no sindicato de motoristas e cobradores teve efeitos parecidos e levou a cidade ao caos em uma paralisação surpresa. Ônibus foram estacionados nas vias públicas.
Mas eles não são os únicos. Diversas categorias têm realizado manifestações nas capitais brasileiras, em várias ocasiões junto com grupos contra a Copa e movimentos sem teto, como ocorreu ontem em Brasília. Neste caso, é comum que a circulação de veículos seja paralisada.
“As causas podem até ser justas, mas a alteração no tempo e na ordem da vida das pessoas não pode se tornar algo banal”, diz a petição, que pode ser lida e assinada clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo