Mídia out of home ganha força com veiculação de conteúdo no transporte público

O mercado de mídia out of home tem conquistado um espaço importante nos últimos anos, principalmente, com o início da Lei Cidade Limpa em 2007, que regulamentou a publicidade nos espaços públicos da capital paulista. Para falar sobre a força desse mercado, que já representa 4,4% do faturamento publicitário brasileiro, o Portal Imprensa recebeu Flávio Polay, diretor nacional da Band Outernet, segmento do gênero do Grupo Bandeirantes.
“As agências e clientes já entenderam que o consumidor mudou. As pessoas passam cada vez mais tempo fora de casa, por isso os meios de comunicação exterior têm uma eficiência muito maior”. O executivo ressaltou que 65% das pessoas usam o transporte público nas grandes metrópoles, o que faz de ônibus, metrôs e trens potenciais meios de comunicação ambulantes.
Responsável pela gestão da estrutura da Band Outernet em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, o executivo falou sobre a expansão do mercado de MOOH em cada região e dos inúmeros formatos de entrega de conteúdo. Atualmente, a empresa é líder de mercado com a TV Minuto. O canal já é veiculado em 87% do transporte público das cidades onde atua.
“Temos a capacidade de transmitir vídeo, então, aproveitamos muitos conteúdos já produzidos pelo grupo Bandeirantes. O conteúdo é liquido, vai se moldando às diversas plataformas, inclusive à de MOOH”. Com o posicionamento de funcionar como a TV fora de casa do brasileiro, a TV Minuto oferece prestação de serviços, informando os passageiros sobre o funcionamento das linhas de metrô e trens, ou trânsito, além de dicas culturais, entretenimento, entre outros.
“A mídia out of home mudou muito, porque presta serviço para a população, e com isso, tem atraído os anunciantes. Ela deixou de ser apenas um veículo de mídia para ser um meio de informação”. Dentre as empresas que mais apostam no formato de publicidade, destaque para as redes de ensino, e mais recentemente, também o varejo, como destaca Polay.
“Há até dois anos, o varejo anunciava de forma esporádica em MOOH, mas, aos poucos, percebeu que embora a comunicação na TV construa marcas, sua resposta de comunicação é muito lenta para os dias atuais”. Comerciais veiculados em monitores fora de casa, como em elevadores e transporte público, por outro lado, dão resposta imediata, defende o especialista.
“Quando você está fora de casa, faz muitas compras repositoras ao longo do mês. Nada melhor que receber anúncios de promoções no momento que você vai ao mercado em breve”, justificou.
Sobre a possível concorrência entre a TV tradicional e a TV fora de casa, o executivo explicou que elas são, na verdade, complementares. “Os canais de MOOH ajudam as emissoras de TV a alavancarem sua audiência. Temos todos os canais de TV aberta e fechada anunciando sua programação conosco”.
Com a expansão da malha metroviária nas grandes capitais, a expectativa é que o segmento de mídia out of home alcance 10% do faturamento do mercado publicitário nos próximos anos.

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