RJ: Volvo entrega 124 ônibus articulados para o BRT Transcarioca

“O BRT do Rio de Janeiro é um exemplo de que vale a pena investir em um sistema de transporte organizado com ônibus. Aumenta a eficiência do transporte urbano, com velocidades médias mais altas e menor tempo de viagem, além de ser mais barato e mais rápido de ser implementado”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
A Transcarioca possui 39 km de extensão e liga o aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca. O corredor, primeiro a cortar transversalmente a cidade, vai beneficiar cerca de 450 mil passageiros por dia.
Os articulados da Volvo que vão circular na Transcarioca possuem 21 metros de comprimento e transportam 180 passageiros, capacidade 20% superior à maioria dos similares ônibus que circulam no Rio de Janeiro atualmente.  Esta maior capacidade de transporte permitiu uma redução na quantidade de veículos que vão circular pelo corredor o que, consequentemente, aumenta a velocidade média do sistema, reduz as emissões de poluentes e os custos operacionais.
Todos os ônibus são equipados com caixa de transmissão automática, freio a disco e EBS, um sistema de controle eletrônico dos freios que oferece mais eficiência e estabilidade às frenagens. “São itens que garantem segurança à operação, conforto aos passageiros e ainda a redução dos custos operacionais, características fundamentais para um transporte público de qualidade”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Outra vantagem dos veículos é que possuem controle de aceleração inteligente, exclusivo Volvo, que permite reduzir ainda mais o consumo de combustível. Sua função é garantir que somente a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, de acordo com o peso do veículo. “Este item otimiza a eficiência do veículo, pois evita uma aceleração acima do necessário, reduzindo o consumo de combustível”, explica Idam Stival, coordenador da engenharia de vendas da Volvo Bus Latin America.
Com informações: Volvo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.