Eles deveriam ser rompidos “em caso de emergência”, como diz o adesivo costumeiramente colado ao lado das alavancas nos lacres de emergência dos ônibus. Mas em um veículo da linha 701 (Alto do Mateus via Acesso Oeste), da Viação São Jorge, que circula pelas ruas de João Pessoa, capital da Paraíba, isso é impossível, já que uma das barras de apoio de mão passa pela alavanca.
A imagem foi publicada no Facebook na última sexta-feira, dia 9 de maio. Desde então, a postagem do ator Geminson Dias foi compartilhada mais de 4.400 vezes na rede social. “Estou dentro do ônibus 701, no Alto do Mateus, quando me deparo com isso”, escreveu o internauta. Por telefone, um funcionário da Viação São Jorge informou que um responsável pela companhia só poderia atender ao Jornal O Globo em outro telefonema.
Já a Superintendência Executiva de Mobilidade urbana (Semob), orgão da Prefeitura de João Pessoa responsável por fiscalizar o transporte público do município, confirmou que tomou conhecimento do problema. Francisco Alcantâra, gerente da Divisão de Ônibus da Semob, assegurou que todas as providências já foram tomadas.
“Não foi um defeito de fabricação. O veículo passou por uma adaptação, e acabaram cometendo esse erro. O nosso setor de vistoria, quando detectou a questão, sanou o problema”, afirmou Francisco.
O gerente, contudo, não soube explicar que medidas foram adotadas. Segundo ele, o setor responsável seria o da Diretoria de Operações (Diope), onde nenhum funcionário, apesar do horário comercial, foi encontrado para comentar o caso.
Fonte e imagem: Jornal O Globo