Os 15 mil veículos que trafegam diariamente pelo trânsito – já complicado – da avenida Prudente de Morais terão de encontrar um novo caminhos pelos próximos 15 dias. A partir desta quinta-feira (8) até o dia 22 de maio, a via será interditada no trecho entre a avenida Miguel Castro e a rua Raimundo Chaves. O trajeto, de aproximadamente 2,5 quilômetros, será totalmente recapeado e faz parte das obras do Complexo Viário de Natal, que devem ser finalizadas até o dia 31 de maio.
Finalizadas, porém não totalmente liberadas para a população. Em visita realizada na manhã de ontem ao canteiro de obras do Complexo Viário, o prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves, informou que a sinalização e o acabamento das obras só serão entregues até 10 de junho, dois dias antes do início da Copa do Mundo. Avaliadas em R$ 222 milhões, as obras estão 85% concluídas, segundo último levantamento da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi).
Até o dia 31 de maio, a Prefeitura pretende entregar seis túneis, localizados no entorno do Arena das Dunas, o viaduto estaiado da Prudente de Morais e as duas passarelas que darão acesso ao estádio. O túnel da Romualdo Galvão, que está em estágio mais avançado, deve ser entregue já sinalizado no dia 22 de maio. O túnel bifurcado dá acesso ao condutor que vem da Romualdo para a Prudente de Morais ou para a avenida Lima e Silva, desaguando na BR-101. As vias laterais à Romualdo ficarão liberadas para o fluxo e contrafluxo de veículos.
“O que vai ficar faltando é a pintura e a sinalização dessas obras, que devem ficar prontos até o dia 10 de junho. Mas as obras serão entregues no dia 31 de maio”, afirmou Carlos Eduardo Alves. “Temos que pensar que Natal não vai se acabar na Copa. Teremos como legado as obras de mobilidade. Estas obras tinham como objetivo eliminar oito sinais, portanto oito gargalos, dando novo valor estético à área”, acrescentou.
De acordo com o chefe do executivo municipal, 1450 operários estão trabalhando em regime 24 horas para dar celeridade à conclusão das estruturas. “Quando Natal foi escolhida como sede, tinha 53 meses para escolher e realizar os projetos. Quando assumimos, Natal tinha 18 meses para concluir os projetos, que nem tinham começado. Os que tinham começado, nós tivemos que refazer, como o túnel da Romualdo Galvão, que só previa a passagem de um carro, e agora são dois”, ressaltou o alcaide.
A única obra do complexo que não será entregue até a Copa é o viaduto da BR-101. Com 140 metros de extensão, apenas a parte inferior da estrutura será liberada para o fluxo de carros. A estrutura receberá decoração e pintura. A parte superior só será liberada no final de junho.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Tomaz Neto, não foi tão enfático quanto o prefeito com relação à data final para liberação das obras. Neto informou que as estruturas vão ser liberadas em etapas até 10 de junho. “As obras podem ser liberadas no dia 31 de junho, mas não vamos liberar sem sinalização”, pontuou. De acordo com ele, a medida que as obras receberem sinalização serão abertas ao tráfego.
As obras do complexo viário são de responsabilidade pelo consórcio formado entre a Queiroz Galvão e a Ferreira Guedes. Segundo José Aglaildo Tavares, que representou o consórcio durante a visita, as obras que serão entregues garantem os principais acessos dos pedestres e condutores ao Complexo Arena das Dunas. “Todas as obras que estão em construção vão garantir os acessos a pedestres. Estamos só em fase de acabamentos, o que inclui sinalização, pintura metália e meio fio”, informou. Quanto à mudança no prazo de entrega do viaduto da BR-101, o diretor de comunicação do consórcio, Márcio Victer, disse que “O viaduto da BR não é uma obra necessária para a Copa.” Este só deve ser entregue dois meses após o mundial, de acordo com o consórcio.
Interdições: O viaduto estaiado, principal obra do complexo viário, já está em fase final. Segundo o consórcio QGFG, estão pendentes apenas a construção de uma laje de 20 metros e a colocação das estaias no túnel. A parte final de pavimentação do viaduto ocasionará interdição da avenida Prudente de Morais entre os dias 8 e 22 de maio. “Toda obra causa transtorno, mas há um planejamento da prefeitura para evitar o impacto”, salientou Márcio Victer.
De acordo com o planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o trânsito da Prudente de Morais será desviado para as avenidas Jaguarari e São José durante o período de interdição. Cerca de 15 mil veículos trafegam diariamente na região.
O trecho de 2,5 km entre o cruzamento da Prudente de Morais com a Miguel Castro até a Raimundo Chaves será completamente interditado para o recapeamento da avenida. Contrariando a previsão que a secretaria de obras públicas fez na visita do dia 25 de abril, a interdição vai demorar mais do que quatro dias, segundo explicou o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro.
A Semob ainda estuda como será feita a interdição da área. Segundo Pedro, a estimativa é que 20 agentes de trânsito sejam desviados para a região. Ele não acredita em um grande impacto no tráfego. “O fluxo já é bem menor por causa do início das obras”, justificou.
Fonte: Tribuna do Norte