Mas o fato é que o Brasil vem apresentando sinais de mau funcionamento – e não é de hoje – tanto em nível interno quanto externo, longe de ser somente na economia. Então, pode-se dizer que o maneco (como é chamado o freio de mão por aqui) está puxado. Estamos num ano onde o povo precisará fazer escolhas importantes.
A começar pelos políticos. Ora, o Brasil vem se aproximando de nações com governos complicados e se afastando de nações mais desenvolvidas socialmente. Nosso próprio governo vem adotando um comportamento autoritário, com medidas que dão frio na espinha.
É arriscado manter uma mesma ideologia política no poder por tanto tempo. Que a democracia traga a possibilidade de revezamento de poder, sem danos à população, com real interesse em desenvolver o país, mantendo o que for de bom, extinguindo o que for ruim.
Ainda é tempo de exercer os direitos garantidos pela Constituição de 1988, e de destravar o maneco que trava o desenvolvimento do Brasil, país lindo, de povo amável e forte! Mas que não pare somente aí, pois é preciso escolher os caminhos a serem seguidos. Que isso seja feito por nós.