Viaduto não ficará pronto até a Copa

Haverá um viaduto inacabado no meio do caminho dos torcedores que querem assistir os jogos da Copa do Mundo na Arena das Dunas. A Prefeitura do Natal confirmou que o viaduto de 215 metros, na marginal da Salgado Filho/BR-101, ao lado da Arena das Dunas, não estará pronto até o início da Copa do Mundo, em junho deste ano. Três aberturas serão improvisadas sob o elevado. Parte dos pedestres terá que passar por baixo do viaduto para ter acesso à praça esportiva.
A manobra definida pela secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) foi apresentada pelo titular da pasta, Tomaz Neto, ao grupo responsável pelo esquema de segurança da Copa. As obras de mobilidade, aliás, sempre foram pauta de discussão entre os gestores ligados à Polícia Militar, Exército, Polícia Federal e demais órgãos envolvidos na questão. A definição de alguns Pontos de Verificação Veicular (PVVs) – barreiras de controle de acesso – estava condicionada ao andamento das intervenções urbanísticas.
Além do viaduto na BR-101, a Semopi é responsável por outras dez intervenções de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas. O secretário garantiu que apenas o viaduto não estará pronto a tempo. “A única obra que afeta diretamente o trânsito na Arena que não estará pronta é esse viaduto. E mesmo se estivesse pronto, o acesso de veículos estaria proibido durante os dias de jogos”, contou Tomaz.
Por estar localizado ao lado do estádio, o viaduto é ponto importante para adequação do sistema de segurança e fluxo dos torcedores. Sem a conclusão da obra, a Semopi definiu a abertura de três vãos para passagem dos pedestres. Cada abertura terá oito metros de largura e cinco metros de altura e os acessos serão abertos ao longo da obra que tem 215 metros de extensão. A Semopi sugeriu ainda que um quarto acesso seja aberto entre a passarela de Potilândia e o Centro Administrativo, mas a possibilidade ainda será estudada.
Segundo o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos no Rio Grande do Norte (Coesge/RN), Paulo Henrique Oliveira Rocha, a solução apresentada pela Prefeitura do Natal não vai prejudicar o esquema de segurança planejado para os quatro jogos na Arena das Dunas. “Nosso planejamento vai levar em conta esse detalhe. Não  vejo problema para a segurança com essa situação”, disse.
Entretanto, Paulo Rocha, que é delegado da Polícia Federal, lembrou que os torcedores podem ser prejudicados. “O problema, nesse caso, é com a comodidade do torcedor. O acesso ao estádio não é tão problemático até porque as pessoas chegam aos poucos, no entanto, a saída, com essa situação, pode gerar algum desconforto”, colocou. “Atualmente, as pessoas já estão reclamando. É uma pena que, durante a Copa, teremos esse empecilho”.
O titular da Semopi assegurou que o acesso pelos demais portões da Arena estará garantido. “Todas as outras obras em volta do estádio estarão prontas até o início da Copa”, afirmou Tomaz Neto. O secretário explicou ainda que o viaduto da BR-101 só não ficará pronto a tempo devido à burocracia. “Houve demora na aprovação e liberação da obra por parte do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte]”, contou.
Quando pronto, o viaduto vai ligar a BR-101 à avenida Lima e Silva. Tomaz Neto detalhou que, durante a Copa, o concreto usado na obra estará em processo de “cura”, que é o tempo que o material leva para endurecer e ganhar resistência.
Outras obras: Apesar de o titular da Semopi garantir que as demais obras de mobilidade em torno da Arena das Dunas estarão prontas até o início da Copa, pelo menos mais duas intervenções previstas para o Mundial estarão inacabadas: parte da drenagem e adequação das calçadas. “Detectamos alguns problemas durante as escavações da drenagem e, com relação às calçadas, surgiram dificuldades com proprietários de alguns imóveis”, pontuou.
Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo