A mudança na forma de embarque de passageiros nos transportes coletivos de João Pessoa está causando insatisfação dos usuários do sistema. O motivo das reclamações é a padronização do embarque pela porta da frente, iniciada no mês passado. Atualmente, 130 veículos já circulam na cidade com a adaptação, mas a ideia da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) é que toda a frota municipal seja padronizada gradativamente.
A indicação do novo posicionamento das catracas foi discutida entre a Semob, os empresários do setor e contou ainda com a participação dos motoristas e cobradores, mas não ouviu a população. Embora a mudança do equipamento da parte traseira para a dianteira do ônibus simbolize, na visão da Semob, melhorias para os usuários, os passageiros não observaram uma otimização no serviço. Foi o caso da cabeleireira Auciele Pyrrho, 27 anos, que usa diariamente o transporte público.
“Olha, acredito que a mudança até piorou a nossa situação, principalmente quando os ônibus estão cheios. Acontece de entrar por trás, já que a frente está lotada ou ainda ter dificuldades para descer”, relatou.
Já a estudante Isabela Gonçalves, 15 anos, destacou a dificuldade da maioria dos passageiros para identificar o local de embarque. “Para mim, a mudança foi indiferente. Do meu ponto de vista não melhorou nem piorou o serviço. Porém, muita gente se confunde na hora de entrar no ônibus e aí é aquela confusão de bater na porta de trás para o motorista abrir e depois correr para a porta da frente e vice-versa”, observou.
De acordo com a Semob, uma das vantagens decorrentes da mudança foi a redução pela metade no tempo de embarque, já que a posição da catraca logo após o degrau, conhecido como ‘curral’, dificultava a entrada dos passageiros nos ônibus, o que corroborava com a demora do transporte na parada, e a colocação da catraca na porta dianteira agiliza esse processo.
Ainda segundo a Semob, a rapidez no embarque dos usuários é necessária para que seja implantada a faixa exclusiva de ônibus na cidade, o que promete beneficiar a população com outras melhorias relacionadas ao tempo de viagem dos transportes coletivos.
Já em relação aos problemas elencados pelos usuários dos ônibus, a Semob informou que vem fazendo avaliações com o objetivo de adequar as mudanças e padronização de modo que atenda à demanda dos passageiros de forma eficiente.
Orientações: Os ônibus que já alteraram as portas de entrada e saída contam com um adesivo no para-brisa dianteiro do veículo, informando que o embarque é pela porta da frente, mas ainda assim há uma confusão entre os usuários no momento de embarcar no ônibus, conforme os relatos dos próprios usuários.
Devido a essa necessidade, a Semob informou que também foi acertado com os empresários a disponibilização de funcionários, devidamente identificados, para orientar os usuários do transporte público, tanto no embarque como no desembarque dos veículos.
Fonte e foto: Jornal da Paraíba