Uma audiência pública na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (7) discutiu a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana de Natal. A técnica Dulce Albuquerque, também da CBTU, detalhou como se dará a expansão do sistema, elaborada pelo órgão em conjunto com consultores da UFRN.
“Partimos da premissa de que o projeto vai tornar o sistema moderno, eficiente, seguro e efetivamente integrado à região metropolitana. Também serão criados novos destinos para possibilitar a integração modal”, disse Dulce.
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria Cavalcanti, contou que já foram comprados 12 veículos que estão sendo fabricados em Barbalha, no Ceará, sendo dois deles em um processo avançado de montagem.
Além disso, o superintendente afirmou que duas novas locomotivas devem chegar a Natal em maio. “Isso já está consumado e já foi realizado”, reforçou. Os recursos (da ordem de R$ 154 milhões) são oriundos do PAC Equipamentos. Cerca de R$ 311 milhões serão destinados pelo PAC 2 Mobilidade, para a modernização da atual estrutura, abrangendo a via permanente e as estações.
Serão construídas 30 novas estações, das quais 26 serão de parada e as outras quatro de integração. A via férrea será modernizada e as passagens de nível, rodoviárias e de pedestres serão ordenadas e automatizadas para oferecer melhor segurança nas travessias. Os intervalos entre uma viagem e outra serão de 15 minutos e a expectativa é transportar 50 mil passageiros/dia e uma das possibilidades é incluir o campus da UFRN, cuja pesquisa identificou uma demanda de cerca de 60 mil passageiros.
O propositor da audiência, o deputado Estadual Fernando Mineiro falou que o objetivo da audiência é para abrir o debate sobre a questão e que as sugestões serão encaminhadas para melhorar o projeto.
“O projeto foi apresentado e já saímos daqui com outras audiências organizadas em São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Ceará Mirim. As sugestões serão encaminhadas e por enquanto vamos consolidar o que temos e melhorar o projeto a partir dos encaminhamentos”, afirmou Mineiro. A próxima audiência vai acontecer em Parnamirim, em uma semana (14), em seguida será a vez de São Gonçalo e em seguida Ceará Mirim.
A deputada Federal Fátima Bezerra participou da audiência representando a Câmara. Ela aprova o uso do VLT na capital pela “saturação da malha viária”.
“A questão do VLT parecia para nós algo inatingível. Todos nós sabemos da densidade demográfica de Natal, da saturação da malha viária e as palavras dos especialistas que o caminho é investir no transporte público. É o caminho mais adequado. Por isso o VLT é o caminho mais saudável e de caráter mais duradouro para resolver o problema da falta de mobilidade, um problema cada vez mais comum nas grandes cidades”, disse a deputada Fátima Bezerra.
José Dickson, coordenador de projetos especiais da Secretaria Estadual de Infraestrutura, elogiou a proposta do VLT e concordou com a necessidade de expor os impactos e benefícios em função da implantação no estado. “O governo está aqui para dar apoio no que for necessário”.
Rubens Ramos, da UFRN, fez críticas. Para ele, o projeto já chega ultrapassado. “Não é animador ver que estamos em 2014 fazendo projeto que já nasce defasado com cerca de 50 anos de tecnologia. Curiosamente Natal era, há 50 anos, uma cidade de vanguarda. Teve o primeiro bonde elétrico do Nordeste, a energia elétrica chegou antes que em João Pessoa e hoje estamos defasados. As pessoas de Natal possuem coisas de primeiro mundo, mas existe um conflito entre o privado e o público”, disse.
Fonte: Portal No Ar