A 108 quilômetros de Salvador, na região metropolitana da capital baiana, Feira de Santana é o segundo maior município da Bahia, com mais de 900 mil habitantes. A cidade fica num ponto estratégico do entroncamento rodoviário da BR 116 e, por isso, é um dos mais importantes locais de acesso do interior para a capital e o litoral baiano.
No verão, o movimento entre as duas metrópoles é ainda mais intenso, alavancado pelo turismo que atrai visitantes, estudantes e trabalhadores do interior para a orla nordestina.Desde o final do ano passado, a empresa de transportes Santana e São Paulo, de Salvador, oferece uma nova opção para os passageiros que viajam entre as duas cidades.
Quem viaja na linha Executivo da empresa embarca na moderna tecnologia dos ônibus Volvo. São três as novas unidades da marca – um B290R e dois B340R – que chegam para reforçar as linhas regulares e também as operações de fretamento e turismo.
Com frota de 150 ônibus e 480 colaboradores, a Santana é o braço transportador do Grupo Pedro Barros, que também atua nos segmentos imobiliário, do agronegócio e de distribuição de bebidas. Seus veículos transportam cerca de 350 mil passageiros/mês na baixa temporada, volume que cresce para 450 mil no verão, a alta temporada.
Além das 33 linhas rodoviárias regulares na Bahia, a Santana também opera com turismo “para qualquer lugar” e fretamento em rotas fixas, como o transporte de funcionários para empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, a 100 quilômetros de Salvador.
“No verão, há um aumento expressivo da demanda, e por isso precisamos de veículos com grande capacidade. E que sejam confortáveis, seguros, econômicos e de alta disponibilidade”, explica o gerente comercial Fidel Sampaio.
De acordo com o executivo, as linhas regulares re-presentam 80% do volume de passageiros.
Opção: “O que nos levou a comprar ônibus Volvo nessa última aquisição foi sua nova tecnologia. Estamos sempre em busca do melhor em qualidade, conforto e segurança. Além da resistência, o conforto é importante não apenas para passageiros, mas também para os motoristas. Quando eles trabalham com menos estresse, ope-ram o veículo com mais segurança”, ressalta.
Apesar do curto período de operação dos ônibus novos, Sampaio diz que “as primeiras impressões são muito boas, com comentários positivos tanto dos motoristas como dos usuários, que logo reconhecem o produto novo”.
A empresa faz manutenção da frota em oficinas próprias e conta com o suporte da concessionária Volvo na Bahia, a Gotemburgo Veículos, para treinamento de mecânicos e mecatrônicos, suprimento de peças de reposição e atendimento emergencial do serviço Voar, o Volvo Atendimento Rápido. “Até agora não foi preciso”, diz Sampaio. E acrescenta: “Esses são os primeiros veículos da marca em nossa frota. Até então não tí-nhamos essa tecnologia. Saber que podemos contar com atendimento emergencial em campo 24 horas por dia nos deixa ainda muito mais tranquilos”.
Fonte e fotos: Revista Eu Rodo (Volvo)