Um grande desafio que promete melhorar o sistema de transporte público, uma das principais insatisfações da população de Salvador. Foi publicado ontem no Diário Oficial do Município, aviso de licitação do transporte público de Salvador.
O edital será disponibilizado no próximo dia 16, e será aberto no mês de junho, prevê a exploração dos serviços de transporte público da capital para ônibus. Esse seria o primeiro passo para um serviço para mais seguro, confortável e veloz. Ainda descrente com a novidade, a população acha que ter um transporte de qualidade é um sonho distante para a cidade.
Serviço: Segundo o aviso de licitação, a empresa que ganhar terá que prestar um bom serviço para os usuários, como adaptação para pessoas com necessidades especiais, sistema de ventilação, reordenamento das linhas o que irá reduzir o tempo de viagem e aumentar a frequência de ônibus nos pontos e terminais. O aviso também prevê melhorias na estrutura como: diminuição da idade da frota (que chegou a 10 anos, redução para 3,5 anos), configurando uma das mais novas do país, adoção do sistema de monitoramento em tempo real, via GPS, permitindo maior rigor na operação das linhas de acordo com a demanda de passageiros, além de rastreamento da frota por câmeras de alta tecnologia.
Ainda segundo o edital, outras novidades mais arrojadas estão previstas, como: instalação de painéis em pontos de ônibus para consulta em tempo real nos terminais, pontos e paradas, sobre os horários dos ônibus. As consultas sobre as linhas serão ainda feitas por SMS. A frota ainda será dotada de painéis digitais com informações de linhas e trajetos, complementando o painel dianteiro. Um serviço de call center ainda estará à disposição do usuário para informações e reclamações. Os veículos também obedecerão o novo padrão na emissão de gases poluentes.
De acordo com o secretário de Urbanismo e Transporte de Salvador, José Carlos Aleluia, “o transporte ainda não atende o padrão de qualidade, conforto e velocidade adequados. A ideia é que esse novo sistema traga mais conforto e segurança aos passageiros para que estes deixem os veículos em suas residências e passem a usar mais o ônibus.”, Aleluia ainda pontuou que qualquer empresa poderá participar deste edital, contanto que tenha experiência em transportes públicos.
“Acredito que as empresas locais tenham interesse. Apenas três concessionárias farão a exploração do serviço por um prazo de 25 anos, sem renovação”, explicou Aleluia, que está deixando a pasta hoje. Ele acredita que cumpriu a missão dada pelo prefeito ACM Neto e deixará um legado no transporte com a implantação do novo sistema. Com relação às tarifas, o secretário afirmou que o valor de R$2,80 foi fixado desde 2012 e deverá permanecer até dezembro de 2014.
Nas ruas, a população acredita que este é um sonho bem distante da realidade atual. As reclamações são as mesmas: Ônibus cheio, sujo, poucas linhas de acesso aos bairros mais distantes, atrasos, frota sucateada, dentre outros. A estudante de gastronomia Elaine Conceição. Moradora do Cabula, acorda 04h30 para chegar às 06h30 na Faculdade, no Stiep. “Quase impossível se locomover em Salvador. Ônibus cheio, motoristas não param no ponto, um desconforto horrível. O pior problema é mesmo o mau cheio e a sujeira”, destacou.
Fonte: Tribuna da Bahia