CE: Nova identidade visual para o transporte de Fortaleza

A pintura azul, marca registrada do transporte coletivo de Fortaleza há 14 anos, já possui uma sucessora. Logo em breve, os ônibus da capital cearense ganharão novas cores, somando-se ao tradicional azul presente na frota desde o ano 2000.
A nova pintura marca o início de uma nova etapa no transporte de Fortaleza, pois traz consigo não só uma nova comunicação visual, mas também mudanças no próprio equipamento com a aquisição de veículos do tipo Padron e articulado, que certamente receberão as novas cores para revitalizar o sistema integrado de transporte.
Desenvolvida por Jorge Andrade, mesmo autor da pintura padrão dos ônibus da cidade de Niterói, possui fácil identificação e praticidade como principais características. Basicamente com linhas horizontais e a representação de um circulo com seu respectivo consórcio inserido ao centro, possui a cor branca como predominante, além do cinza e verde idêntico ao usado na atual gestão municipal, embora que a planta informe erroneamente como “pantone”. Cada um dos cinco consórcios terão variações nas cores.
Apesar da volta do branco, na frente do novo layout destaca-se a segunda cor, facilitando a identificação dos usuários. Pela primeira vez, desde que foi instituída a padronização em Fortaleza, a máscara negra entre as janelas serão aplicadas, dando um aspecto mais contínuo e harmonizando com a própria pintura.
Outra novidade, sem confirmação, observa-se na própria planta através do embarque pela porta dianteira, sistema usado em Fortaleza entre 1992 e 1995, durante os primeiros anos do sistema integrado de transporte. Esta forma de embarque é mais indicada em ônibus do tipo padron piso-baixo, uma vez que o motor traseiro apresenta desníveis na traseira e torna o embarque mais lento pela presença de degraus.
Fonte e imagem: Fortalbus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo