Como já se tornou tradição no UNIBUS RN, uma vez por mês trazemos um resumão do que chegou de novo nas frotas das empresas de ônibus por todo o Nordeste. Renovações de frota que, com certeza, melhoram a vida do usuário do transporte, seja ele urbano, rodoviário ou de fretamento.
E o que foi registrado em março não será diferente. Portanto, trazemos, na edição de hoje da coluna “Especial UNIBUS RN”, as principais novidades de frota do terceiro mês de 2014 nas empresas nordestinas.
Rio Grande do Norte: Em solo potiguar, várias novidades aportaram por aqui em março.
No ramo rodoviário, a Nordeste surpreendeu a todos com sua novidade, apresentada durante o carnaval. A empresa continua a renovar sua frota com a aquisição de veículos seminovos, tendo como nova aquisição um veículo montado no modelo Viaggio G7 1050, da Marcopolo, sob o chassi OF-1724, da Mercedes-Benz. O ônibus foi fabricado em 2013 e, em menos de 6 meses, já está na sua terceira empresa (As anteriores foram a Juca Tour e a Jardinense).
Em Mossoró, a Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA, incorporou à sua frota três novos ônibus. Os veículos são montados no modelo Gran Via, da Mascarello, sob o chassi B270F, da Volvo. Os ônibus serão usados nas atividades extraclasse dos alunos de uma das maiores instituições de ensino do RN.
Paraíba: Em março, os vizinhos paraibanos tiveram novidades de frota no segmento urbano.
A empresa Metro, que opera linhas urbanas na região metropolitana de João Pessoa, continua a renovar sua frota com veículos usados. Pelo menos 7 ônibus, oriundos da extinta empresa pernambucana Santa Cruz, foram adquiridos pela empresa – todos sob o chassi OF-1722, da Mercedes-Benz, com fabricação entre 2008 e 2010. São cinco montados no modelo Svelto, da Comil, e dois sob o modelo Apache Vip II, da Caio Induscar.
Em Campina Grande, quem renovou sua frota foi a Cabral. A empresa adquiriu um ônibus seminovo, fabricado em 2008. O ônibus em questão é montado no modelo Torino, da Marcopolo, sob o chassi OF-1722, da Mercedes-Benz. O veículo, antes de rodar na segunda maior cidade paraibana, circulou na empresa Vera Cruz, do Rio de Janeiro.
Pernambuco: Descendo um pouco mais no mapa, março foi um mês de muitas novidades em Pernambuco.
No ramo urbano, a Borborema, maior empresa de Pernambuco, continua a trazer mais veículos montados no modelo Mega Plus, da Neobus, sob o chassi 17.230 OD, da Volkswagen. Neste mês, mais 6 unidades foram flagradas, totalizando pelo menos 10 ônibus já do lote. Porém, informações dão conta de que virão mais ônibus em abril com tal configuração.
Na Itamaracá, a novidade já vem com a roupagem do BRT que será implantado no Recife nos próximos meses. Até o momento, um ônibus foi flagrado com destino a Abreu e Lima, sendo montado no modelo Mega BRT, da Neobus, sob o chassi B340M, da Volvo. Os testes no BRT pernambucano devem ser feitos entre abril e maio.
No fretamento, a empresa Asa Branca, uma das que mais cresce no setor, continua a sua renovação de frota. Desta vez, uma unidade foi flagrada e já está em operação. O veículo é montado no modelo Versatile Gold, da Comil, sob o chassi 17.230 OD, da Volkswagen.
Ceará: Em terras cearenses, várias novidades foram registradas no terceiro mês de 2014.
Em Fortaleza, a empresa São José foi a responsável por um teste importante na cidade, visando a implantação do BRT. A empresa está com uma unidade de testes, montada no modelo Mega BRT, da Neobus, com o chassi B290R, da Volvo. A novidade possui piso baixo e está sendo testada em uma das linhas de maior demanda na capital cearense.
Ainda na capital, a Viação Fortaleza trouxe dois novos ônibus para sua frota. Todos são montados no modelo Senior Midi, da Marcopolo, sob o chassi OF-1519, da Mercedes-Benz. Os veículos já estão em circulação e possuem características semelhantes a outros que a empresa já possui.
No fretamento, a Crateús vai se consolidando como a maior frotista da Irizar no Ceará. A parceria entre a empresa e a montadora paulista continua e, em março, mais um veículo foi entregue. O ônibus é montado no modelo I6, sob o chassi O-500 RSD, da Mercedes-Benz. A Crateús é uma das maiores empresas do ramo no Estado e faz viagens para todo o país.
Bahia: No terceiro mês do ano, a Bahia registrou algumas novidades de frota.
Em Salvador, a empresa Barramar completou, em março, sua renovação de frota iniciada em janeiro. Até o momento, 22 unidades foram recebidas pela empresa baiana e já estão em plena atividade. Todos os ônibus são montados no modelo Mega Plus, da Neobus, sob o chassi B270F, da Volvo.
No fretamento, a empresa Bebatur, de Paulo Afonso, incorporou mais uma unidade para sua frota. O ônibus é montado no modelo Campione HD, da Comil, sob o chassi B420R, da Volvo. A empresa é uma das mais tradicionais do norte baiano.
Alagoas: Quem renovou sua frota, em março, foi a Real Alagoas. A principal empresa alagoana, que atua em várias frentes do transporte, está renovando sua frota do transporte urbano e semi-urbano, atendendo o entorno de Maceió, com pelo menos 11 unidades. Todas são montadas no modelo Mega Plus, da Neobus, sob o chassi 17.230 OD, da Volkswagen. Especula-se que o lote possa ser maior e, por isso, outras regiões alagoanas atendidas pela empresa sejam beneficiada com o lote.
Piauí: No Piauí, as novidades de frota de março foram registradas na capital, atendendo as linhas urbanas de Teresina.
Tradicional reduto da montadora Maxibus, a capital piauiense não fugiu a regra e continua a receber ônibus novos da fábrica gaúcha. A compradora da vez foi a Transcol, maior empresa da cidade, com a aquisição de cinco veículos. Os ônibus são montados no modelo Dophin, com o chassi B270F, da Volvo. Os veículos já vieram adaptados para a operação do BRT na cidade.
Outros dois ônibus foram comprados pela Emtrancol. Os veículos, que também circularão nas ruas teresinenses, são montados no modelo Svelto, da Comil, sob o chassi 17.260 OD, da Volkswagen. Tal chassi é inédito no Piauí e será utilizado pela primeira vez com tal compra.
Fotos: Ônibus Brasil e Ônibus Paraibanos
Por Andreivny Ferreira