Após criminosos assaltarem e incendiarem um ônibus urbano em Mossoró na manhã da última segunda-feira (17), no bairro Vingt-Rosado, zona Leste da cidade, o sistema de transporte público do município poderá adotar uma tecnologia de segurança que visa coibir a ocorrência de assaltos praticados contra coletivos.
Segundo o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Galttieri Tavares, a implantação do chamado “Botão do Pânico” será discutida em uma nova reunião prevista para acontecer no próximo dia 18 de maio. “O sistema já é utilizado em outros municípios com eficácia comprovada”, destacou Galttieri.
O secretário da Sedur lembrou que caso a tecnologia venha à ser implantada, os motoristas dos ônibus passarão por um treinamento sobre como utilizar o sistema. “Os condutores do transporte público serão orientados sobre como acionar o botão sem colocar em risco à vida deles e de passageiros”, explicou ele.
Ainda de acordo com Galttieri, antes da possível adoção do “Botão do Pânico”, uma reunião na última terça-feira (18), que se estendeu por cerca de cinco horas, entre o próprio secretário, representantes do comando da Polícia Militar, de empresas de ônibus e dos trabalhadores do setor tratou da segurança pública no transporte coletivo do município.
Na ocasião, ficou definido que a PM da cidade daria continuidade ao reforço no policiamento.
Fonte: Jornal de Fato