Trânsito: Uma solução do baralho

Vai ser preciso ter muita paciência para encarar o tráfego na zona sul de Natal pelos próximos dois meses. Pelo menos é o que recomendam as autoridades de trânsito. Até maio, a principal via de acesso à fronteira da capital, a BR-101, vai passar pelas obras de reestruturação que fazem parte do Complexo Viário de Natal. O projeto faz parte do rol de construções que circundam a Arena das Dunas e estavam previstas no plano de mobilidade da Copa do Mundo que, a muito custo, começou a sair do papel.
Um exemplo do futuro que espera o condutor é o congestionamento que tomou conta da Avenida Salgado Filho na última quarta-feira. Por causa de uma falha de comunicação entre os órgãos de fiscalização do trânsito e a empresa responsável pela obra, o consórcio Queiroz Galvão-Ferreira Guedes, o engarrafamento chegou a 56 km, segundo o site Via Certa Natal. Na ocasião, a construtora realizou um estreitamento das faixas após o Viaduto do Quarto Centenário: em vez de fluir por três faixas, os veículos precisaram se espremer por apenas uma delas, o que causou a contenção.
O desvio foi feito para que a construtora fizesse a limpeza da fiação elétrica de um canteiro que vai ser demolido. Entretanto, um erro de comunicação entre o Dnit e a Semob impossibilitou que a população fosse avisadas sobre as intervenções que seriam feitas na pista. O departamento de infraestrutura afirma que a autorização expedida para a obra foi enviada à Semob, à Prefeitura e ao consórcio construtor. A secretaria, no entanto, não reconhece o aviso, e afirma que foi pega de “surpresa” quanto à decisão.
A obra que está sendo realizada no trecho prevê a construção de uma nova faixa – após a derrubada do canteiro que margeia a rodovia – e de um viaduto ligando a avenida Lima e Silva, na lateral do Arena, à BR-101. O viaduto vai permitir que os carros passem pela marginal e os ônibus por meio de um túnel.
Entretanto, a conclusão da obra, prevista para 31 de maio, vai ser preciso respirar fundo e enfrentar os congestionamentos na região, segundo o secretário adjunto de mobilidade urbana do município, Walter Pedro.
“Infelizmente a população vai ter que aguentar porque, nessa região, o trânsito só tende a piorar. Nosso objetivo é sugerir desvios de rota para minimizar o impacto para a população, porque prejuízo o condutor vai ter”, comenta o secretário. Além das obras na BR-101, outras remodelações viárias estão sendo feitas em outros cinco acessos ao Arena: dois túneis na avenida Lima e Silva com a avenida Prudente de Morais; um na avenida Prudente de Morais com a rua Jerônimo Câmara; um na avenida Prudente de Morais com a avenida Capitão-Mor Gouveia, um na avenida Prudente de Morais com a rua Raimundo Chaves, e o último, na avenida Romualdo Galvão com a avenida Lima e Silva. As obras fazem parte do lote dois do plano de mobilidade urbana da Copa do Mundo, e estão orçadas em R$ 222 milhões.
Para diminuir o impacto causado no tráfego na região, a Semob está direcionando um efetivo de 45 fiscais de trânsito (amarelinhos), que ficam localizados nos cruzamentos com as avenidas Prudente de Morais, Romualdo Galvão e Salgado Filho. Segundo Walter Pedro, o fluxo na região já está tão sufocado que não há espaço para realizar uma operação de desvio. Cerca de 100 mil veículos trafegam pela Avenida Salgado Filho diariamente. “O que podemos fazer é sugerir que a população evite a Salgado Filho e procure rotas alternativas, como a Via Costeira, para quem vai para a zona sul, ou as avenidas 6 (Mário Câmara) e 7 (Caicó) para quem vai em direção aos bairros da zona oeste, como Cidade Satélite ou Planalto”, adverte Pedro.
Fonte: Novo Jornal

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