Em menos de quatro anos, a Viação Garcia, uma das principais empresas de ônibus do Sul do País, muda de dono novamente. O diretor da Brasil Sul Linhas Rodoviárias, Estefano Boiko Júnior, confirmou na manhã desta sexta-feira, dia 21 de fevereiro de 2014, ao repórter Vinícius Bersi, da Rádio CBN de Londrina, que a companhia assume as operações da Garcia.
Inicialmente, a Brasil Sul comprou 49,9% do controle acionário da Garcia. O restante vai ser assumido pela empresa depois das autorizações dos órgãos concedentes de transportes intermunicipais e interestaduais. Até o momento, o negócio é registrado como “fusão operacional”, com o “Grupo Garcia Brasil Sul”.
As negociações começaram em dezembro do ano passado e foram concluídas nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014. Nenhuma das duas empresas quis revelar o valor da compra.
Em 2010, a Viação Garcia, até então controlada pela família Garcia, foi vendida por aproximadamente R$ 400 milhões para o empresário Mário Luft, do setor de transportes de cargas. Mas a companhia vinha passando por problemas financeiros.
A Garcia foi fundada no mesmo ano da emancipação política do município de londrina, sede da empresa, em 1934, pela família Garcia. Com aproximadamente 500 ônibus, a Garcia percorre cerca de 5,5 milhões de quilômetros por mês nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Já a Brasil Sul foi fundada em 2004 , após desmembramento da Expresso Nordeste. Os estados servidos são Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Entre as ligações de maior lucratividade estão as que atendem o norte e o noroeste do Paraná às praias de Santa Catarina.
Mesmo com a compra, o nome da Viação Garcia deve ser mantido.
Fonte e foto: Ônibus Brasil