Dois dos três lotes de obras da mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 correm risco de não ficarem 100% concluídos até maio, prazo previsto para a entrega de todas as estruturas planejadas. O secretário municipal de Obras Públicas, Tomaz Neto, reconheceu o atraso nas obras do binário entre as aveninas Capitão-Mor Gouveia e Jerônimo Câmara (Lote 1) e a padronização das calçadas da capital (Lote 3). Os projetos foraminiciados em outubro de 2013, com investimento de R$ 362 milhões, oriundos do Governo Federal e contrapartida municipal.
Dos serviços atrasados, o que mais preocupa Tomaz Neto é o primeiro lote, que prevê um investimento de R$ 114 milhões na Mor Gouveia, importante via de ligação entre a zona Norte e a zona Sul, além de ser a principal rota entre o Aeroporto Governador Aluízio Alves e a Arena das Dunas. “É a obra que vem me dando mais dor de cabeça porque está bem atrasada”, declarou.
O planejamento antes do início das obras era para que em fevereiro, a readequação da Mor Gouveia estivesse 45% concluída. Mas atualmente, os trabalhos não chegam a 30% de conclusão, segundo o titular da Semopi. “O primeiro trecho, entre o Km-6 [BR-226] e a Avenida Rio Grande do Sul, está com 380 metros de pavimento rígido implantado, mas a esta altura deveria estar, no mínimo, com 780 metros. Esse primeiro trecho já deveria estar concluído”, destacou Tomaz Neto.
Segundo ele, a empresa vem sendo cobrada semanalmente para acelerar os trabalhos. Hoje, dois engenheiros e cerca de 200 operários trabalham no Lote 1, mas para a obra na Avenida Mor Gouveia entrar nos trilhos, o ideal seria dobrar o número de funcionários e dar início ao turno da noite nessa frente de trabalho.
“Na última terça-feira tivemos uma reunião com o prefeito Carlos Eduardo e a EIT [Empresa Industrial Técnica S/A, construtora responsável pelas obras] e cobramos dela mais celeridade. A empresa ficou de fazer os ajustes necessários; hoje mesmo a diretoria está reunida em São Paulo para decidirem o que fazer. Mas se não alterarem a produção, do jeito que está não chegamos nem a dezembro com a obra pronta”, ressaltou Neto.
No segundo trecho da readequação, entre a Rua dos Potiguares e a Rua Nelson Geraldo Freire – em frente ao Sistema Sesi/Senai – a EIT parou por 30 dias o serviço por falta de material. Houve um atraso com o fornecimento da tubulação e consequentemente o serviço foi prejudicado. Tomaz Neto afirma que os tubos – para a drenagem – só começaram a ser instalados no fim do mês passado.
Esse serviço já foi concluído e neste final de semana o asfalto deve ser lançado na nova pista. A expectativa, segundo o secretário, é que esta frente de trabalho chegue às imediações do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na sexta-feira da próxima semana. Será preciso um novo desvio para o tráfego, mas a estratégia ainda não foi definida.
Calçadas: No caso da padronização de 55 km de calçadas e construção de 300 abrigos para o transporte público, no atual ritmo de trabalho, segundo a Semopi, as obras estarão na faixa de 80% finalizadas em maio. No momento, 35% do planejado foi executado. Por orientação da Semopi, os operários priorizam as vias próximas à Arena das Dunas para que em um raio de 2 km do estádio, as calçadas estejam prontas ao começar o Mundial. Outra estratégia será implantar o turno da noite na segunda quinzena deste mês. O consórcio Crisal Construções e LR Engenharia é o responsável pelas obras.
Entorno da Arena: Se os lotes 1 e 3 da mobilidade urbana da capital enfrentam atrasos em seus respectivos cronogramas, o Lote 2, que contempla a construção de seis túneis, dois viadutos – sendo um estaiado – e mais duas passarelas, segue num ritmo satisfatório, segundo o titular da Semopi, Tomáz Neto. A obra está 40% concluída, mas no atual ritmo do serviço,em março a estará na marca de 60% ou 70%.
Orçado em R$ 222 milhões, o Lote 2 está sob a responsabilidade do consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, que mantém 10 engenheiros e 485 operários trabalhando 24h. A principal obra desse lote é o viaduto estaiado, que vai do Posto 30 de setembro até as imediações do Pittsburg, próximo ao cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Lima e Silva, e deve ser a última estrutura concluída, em maio.
Tomaz Neto afirma que o escoramento da estrutura já foi feito, com o levantamento do chamado pilar central – a principal estaca. As passarelas, uma entre as avenidas Jerônimo Câmara e Mor Gouveia, e a outra ao lado do Sebrae, já tiveram os trabalhos de fundação concluídos. A primeira estrutura, segundo Neto, agora depende da conclusão do túnel a ser construído na Jerônimo Câmara.As obras nesta trincheira – túnel – ainda não foram iniciadas. O planejamento é para que se inicie em março, assim como o túnel na Rua Raimundo Chaves.
Fonte e fotos: Tribuna do Norte