PE: Santa Cruz encerra suas atividades

07 de fevereiro de 2014. Um dia que vai ficar marcado na história do transporte coletivo pernambucano. Infelizmente, por um fato lamentável. O fim de uma tradicional empresa de ônibus do Grande Recife, que por anos transportou milhares de passageiros até os seus destinos.
Trata-se da Auto Viação Santa Cruz. Fundada em 1960, operava linhas entre diversos bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Famosa por manter relíquias, como ônibus produzidos no final dos anos 90, em plena atividade até a noite desta sexta-feira.
Ao longo de seus 53 anos de história, operou diversas linhas. Podemos destacar algumas, como: 137 UR-11, 143 UR-06, 200 Jaboatão, 219 Jaboatão/TIP (Sancho), 220 Jaboatão/Cavaleiro.
Durante a semana, o clima era de despedida no Terminal Integrado de Jaboatão. Muitos operadores com cabeça baixa, afinal, apesar de todos os problemas, foi criado um vínculo muito forte entre funcionários e empresa. Alguns, chegaram até a tirar fotos daqueles que foram, até hoje, o seu instrumento de trabalho.
O principal motivo para o fechamento da Santa Cruz é a licitação das linhas de ônibus do Grande Recife que deverá acontecer em breve. Com a divisão dos lotes e formação dos consórcios, a empresa não conseguiu se encaixar em nenhum dos novos grupos formados.
A Santa Cruz não viu viabilidade em operar o lote em que as linhas dela foram alocadas. Então, a única alternativa foi encerrar as atividades.
Desde o sábado, as empresas Borborema, Vera Cruz e Metropolitana vão assumir as linhas que eram operadas pela Santa Cruz. Os funcionários da antiga empresa serão divididos entre as três que agora prestam o serviço, e devem ganhar estabilidade no novo emprego por pelo menos um mês.
Os usuários das comunidades que eram atendidas pela Santa Cruz devem ficar atentos as novas empresas operadoras. A dica do Grande Recife Consórcio de Transporte é pegar o ônibus pelo número e nome da linha, e não simplesmente pela cor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo