PE: No Recife, sistema vai fornecer horário de ônibus

O horário de chegada e saída dos ônibus nas paradas deixará de ser uma preocupação dos usuários do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. Depois de frustrar expectativas há dois anos, o Sistema de Monitoramento da Operação (Simop), que irá regular a operação e oferecer informações em tempo real aos passageiros sobre intervalos das linhas, começará a funcionar em junho. Os primeiros contemplados serão os 150 veículos de BRT (Bus Rapid Transit) dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, correspondentes a 5% da frota. Os usuários dessas linhas poderão também acessar as informações por meio de aplicativo para smartphone e no site, que está sendo criado. Até junho de 2015, o serviço será disponibilizado para todos os 3 mil veículos do sistema e demais passageiros.
Em cinco anos serão investidos R$ 40,2 milhões no sistema, como determinado em contrato assinado no dia 30 entre o governo do estado e a empresa espanhola Etra (Eletronic Trafic S.A). As informações sobre a previsão da chegada dos ônibus estarão em painéis de LED nas estações de BRT e nos terminais integrados, bem como nos celulares. Serão construídas três centrais de monitoramento (CMO), onde fiscais irão monitorar os horários e executar planos de contingência para engarrafamentos e outros imprevistos na rota. A maior ficará na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte e terá capacidade para 20 monitores, com investimento de R$ 6,8 milhões.
“Mudamos a metodologia. Os equipamentos que vão alimentar as centrais nos pertencem. Pernambuco terá o primeiro sistema de transporte público no qual o controle pleno de todas as informações será da gestão”, ressaltou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. As concessionárias terão a remuneração condicionada ao cumprimento de intervalos de viagens e do tempo total de percurso, além de quebra da frota. Se em 15 anos – prazo da concessão – as empresas não atingirem o estipulado, poderão perder inclusive o direito de operar no Grande Recife.
Depois dos veículos de BRT, será feita a implantação do monitoramento em 220 ônibus a cada mês. A prioridade será dada às linhas que saem dos terminais integrados. Cada ônibus contará com um computador de bordo por onde o motorista receberá as orientações das centrais. A Etra é a responsável por operar sistemas em Madri, na Espanha, e Bogotá, na Colômbia. “Recife é parecida com Madri, onde o ônibus compartilha as vias com os outros veículos. Isso mostra como é prioritária a integração do sistema com o motorista”, explicou o diretor da Etra no Brasil, Francisco Xavier.

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