Bilhetagem: Semob reúne Sitoparn e Seturn para definir regras do negócio

Terminou sem resultado a reunião entre as equipes técnicas da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), sindicatos dos Permissionários do Transporte Público (Sitoparn) e sindicato das empresas de ônibus (Seturn), que ocorreu na manhã desta quarta-feira (29). A expectativa é que amanhã seja definida a forma como serão os primeiros 60 dias da bilhetagem eletrônica unificada em Natal. Entidades discutem se o meio jurídico ideal para publicação da norma é uma portaria ou um decreto.
No encontro da manhã de hoje, a Semob cobrou celeridade na implantação da bilhetagem, afirmando que há quatros meses de discussão e ainda não houve um encaminhamento definitivo para que os usuários dos transportes possam utilizar os mesmos bilhetes eletrônicos em ônibus e alternativos. “A Semob não pode se omitir e esperamos por para frente, o mais rápido possível, a implantação do sistema”, disse Clodoaldo Cabral, secretário adjunto de Transportes. Contudo, não houve acordo.
Alegando que membros da diretoria não estavam em Natal e deveriam ser consultados sobre a discussão, o Seturn se retirou da reunião. O sindicato buscava realizar uma reunião na terça-feira (4) com o Sitoparn e, na quarta ou quinta-feira, a realização do encontro com a comissão que trata do assunto. O pedido, no entanto, foi negado por Semob e Sitoparn, que realizarão o encontro amanhã.
Ainda não está definido como será a bilhetagem unificada. A sugestão inicial é que seja publicado um decreto ou portaria regulamentando a atividade durante 60 dias e que a venda dos bilhetes durante esse período continue com a NatalCard. O órgão, no entanto, comercializaria somente um tipo de crédito nos atuais cartões de passagem, que têm duas memórias – uma para os alternativos e outra para os ônibus.
Para que possam utilizar os créditos, os alternativos precisarão reprogramar as máquinas que fazem a leitura dos cartões. Por isso, o Sitoparn acredita que, após a publicação da norma, os permissionários levarão pelo menos dois dias para se adequar.
A reunião entre a comissão que trata sobre a implantação da bilhetagem eletrônica ocorrerá amanhã (30), às 9h, na Semob.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.