O fato é que temos muitas linhas com alta demanda, mas que estas são atendidas com muitos carros convencionais, com convencionais trucados e em alguns casos, com ônibus articulados. Este último consegue levar muitos passageiros de uma só vez, mas, não consegue rodar em vias estreitas.
Pensando nisso, uma solução muito prática seria a utilização de veículos de duplo deque para as linhas urbanas de alta demanda. Ora, eles também levam muitos passageiros de uma só vez, como o articulado, é acessível como (e por ser também) um ônibus de piso baixo, e com tamanho aproximado ao de um ônibus convencional.
Eles são utilizados em algumas cidades europeias, como Londres e Berlim, por exemplo. Mas aqui no Brasil, me recordo apenas do Thamco ODA, também conhecido por “Fofão”, que rodou em pouquíssimas cidades brasileiras, entre elas, São Paulo. Foram rapidamente aposentados, sobretudo pela falta de estrutura viária.
De fato, nossas cidades não foram projetadas (e talvez nem tenham essa obrigação) para a circulação de ônibus de duplo deque em linhas urbanas. Tais veículos podem sofrer e causar danos em vias arborizadas, bem como em ruas cujos fios dos postes estejam em baixa altura em relação ao ônibus. Túneis também seriam evitados.
Mas eles seriam uma boa solução para as linhas superlotadas. E se fossem utilizados numa cidade como Natal (sou suspeito em dizer, mas é uma cidade muito bonita), os passageiros ganhariam uma bela paisagem a contemplar a cada viagem.
Começou!
Tiveram início hoje (27) as aulas do primeiro semestre de 2014 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para este semestre, o aumento de frota foi – acreditem! – a redução de um (01) veículo que operava a linha 57 (Mãe Luíza/Nova Descoberta). Boas vindas aos novatos!