Antecipando-se ao futuro, a marca Volvo trouxe para a capital cearense um veículo com tecnologia desenvolvida especialmente para a sustentabilidade do transporte urbano. Trata-se do ônibus Volvo B215RH, que além do motor tradicional, possui também um motor elétrico que trabalha paralelamente ao motor a diesel, enquanto um sistema inteligente os aciona da forma mais eficiente.
Neste momento atual onde o tema mobilidade urbana esta sendo tratado com mais atenção pelas cidades, é interessante que a capital cearense também esteja atenta as mudanças e evoluções do transporte urbano, transformações que já tornaram-se realidade em grandes capitais do país. Curitiba é um exemplo disso, que além da implantação pioneira dos corredores exclusivos (BRT), seu sistema de transporte já possui vários ônibus híbridos circulando nas ruas desde 2012.
Após passar por testes na cidade de Belo Horizonte, o Volvo B215RH encarroçado com o moderno Marcopolo Viale BRT, também chega a Fortaleza com intuito de ser apresentado as empresas de transporte coletivo da cidade. Além do “Hibridus”, a Concessionária Apavel de Fortaleza, também estará recebendo mais dois veículos articulados nos próximos dias para avaliação e testes nas operadoras locais.
Esse é o primeiro ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil, trazendo vantagens como menor consumo de combustível com redução de até 35%. Além de ser menos poluente, o ônibus elétrico é silencioso, porque o motor elétrico é usado no arranque, etapa que provoca mais barulho nos ônibus convencionais.
O B215RH é considerado o chassi mais ecológico do mercado, emitindo até 50% menos poluentes do que os chassis convencionais. O motor a biodiesel entra em funcionamento em velocidades superiores a 20 quilômetros por hora, e é desligado quando o veículo está parado. Toda a vez que os freis são acionados, a energia de desaceleração carrega as baterias e quando o ônibus está parado, no trânsito, nos pontos de ônibus ou nos semáforos, o motor diesel fica desligado.
O modelo que encontra-se em Fortaleza possui o padrão já utilizado na cidade de Curitiba, trazendo itens básicos para o interior da carroceria, entretanto, o chassi Volvo oferece para o motorista mais conforto através da caixa de transmissão inteligente automatizada e suspensão totalmente pneumática com sistema de ajoelhamento para embarque e desembarque.
Fonte: Fortalbus