MA: Assaltos a ônibus em São Luís sobem 141% em 2013

A criminalidade em São Luís e região metropolitana provocou o aumento de 141% no número de assaltos a ônibus em 2013. Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão, no ano passado foram registrados 628 assaltos a ônibus, contra 260 em 2012.
As linhas que têm rotas que cortam as avenidas Africanos e Franceses, localizadas em áreas pobres da cidade, além da BR-135, do quilômetro zero ao dois, são que mais sofrem assaltos.
A maioria dos assaltos, de acordo com o sindicato, ocorre durante a noite, quando os caixas dos cobradores estão com mais dinheiro. “Cerca de 80% dos assaltos ocorre entre as 18h e 22h porque os ônibus estão com o apurado do dia. Orientamos os cobradores a não ficarem com mais de R$ 50,00 na gaveta para troco e colocar o restante no cofre, mas mesmo assim os ladrões invadem os ônibus em busca do pouco que há em caixa”, disse o presidente do sindicato Gilson Coimbra.
Para Coimbra, o número de assaltos a ônibus aumentou devido ao crescimento da criminalidade e também ao envolvimento de pessoas com drogas.
“Esses roubos são feitos geralmente por usuários de drogas para sustentar o vício. Eles observaram que assaltar um ônibus é a forma mais fácil e rápida para comprar drogas. Além de roubarem o dinheiro em caixa eles entram no ônibus para roubar os passageiros”, contou Coimbra, destacando que é comum trabalhadores rodoviários sofrerem de problemas psiquiátricos como síndrome do pânico.
Atualmente a frota de ônibus em São Luís e região metropolitana é composta por 840 veículos e a passagem de ônibus custa R$ 2,10.
As câmeras instaladas nos ônibus não inibem os assaltos, segundo o sindicato. “As câmeras só fazem registrar o assalto, pois os ladrões hoje em dia nem ligam se estão com rosto limpo ou coberto para assaltar até na luz do dia. Os ladrões que são pegos são presos num dia e no outro já estão soltos cometendo novos delitos. Essa facilidade da lei faz aumentar a criminalidade nos ônibus porque o bandido sabe que vai ficar impune”, disse Coimbra.
A PM (Polícia Militar) informou que desde o mês de outubro reforçou o número de abordagens a ônibus, principalmente no fim de semana, para coibir os assaltos no transporte coletivo.
Fonte: Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo