Assustador. Essa é a melhor palavra para se definir cada caso de assalto a ônibus que é registrado na região metropolitana de Natal. Algo que vem crescendo e, infelizmente, vem ficando mais impressionante a cada dia.
O caso mais recente, e chocante, é de um assalto a um ônibus na Av. Cel. Estevam, no Nazaré. Lá, dois jovens de 18 e 19 anos assaltaram o veículo, da linha 21, com uma espingarda calibre 12.
É pra se assustar mesmo, caro leitor. Uma arma calibre 12 possui um dos maiores poderes de destruição da indústria bélica mundial. Um único tiro pode desfigurar algum objeto ou matar uma pessoa. Esta espingarda possui um dos maiores portes da indústria das armas e é bastante robusta. Nos bairros periféricos, falar em uma “12” significa que o bandido está com uma das mais temidas armas já fabricadas no mundo.
Nesse caso, felizmente, os meliantes foram presos e a arma que surpreendeu a imprensa nesse assalto foi apreendida.
Mas, e nos vários outros casos que não há solução? Onde estão os bandidos? Qual o resultado das investigações?
Esse, infelizmente, é o resultado da ineficiência da segurança pública no transporte urbano. Não adianta as empresas colocarem todo o aparato tecnológico a disposição, como câmeras, GPS e botão do pânico. Do jeito que está a segurança no Rio Grande do Norte, os bandidos perderam o medo em assaltar um ônibus: sabem que vão ficar impunes!
É preciso que as autoridades tomem providências urgentes para combater a insegurança no Rio Grande do Norte. Toda a população irá agradecer quando puder andar tranquila nos ônibus, sem a possibilidade de se ter algum tipo de crime.