Novas definições para o transporte coletivo de Natal e da região metropolitana ainda estão em trâmites burocráticos. Conclusão do estudo da malha de ônibus na Região Metropolitana de Natal foi adiado para mais 60 dias. Bilhetagem eletrônica unificada ainda está em trâmites burocráticos.
O estudo que vai mostrar o mapeamento do sistema de transporte público de passageiros na Grande Natal, contratado pelo Governo do Estado em abril passado, teve conclusão adiada por mais 60 dias. O prazo final era ao final de dezembro deste ano. Segundo Matos, a falha de informações nas áreas do Alto Oeste e em João Câmara demandaram a necessidade de refazer a pesquisa.
A empresa responsável pelo levantamento de dados é a Oficina Engenehiros Consultores Associados Ltda e o investimento do Governo é superior a R$ 1,1 milhão. Os trabalhos foram iniciados em 17 de junho. O estudo em questão visa o reodernamento da rede de transportes coletivos. Em pesquisa, apura-se o itinerário das linhas atuais e as localidades que não são atendidas pelos transportes coletivos. “O objetivo é fazer um reordenamento na rede. Vê qual local tem potencial para ser colocado novas linhas”, explica Matos.
Já a questão da bilhetagem única para ônibus e alternativos, que tanto demandou negociações, está resumida numa minuta enviada à Procuradoria Geral do Municípios que analisará a proposta escrita pelas partes. O secretario adjunto da Semob, Clodoaldo Trindade, disse que não podia adiantar o conteúdo da minuta, já que estava com a procuradoria para análise. Mas, adianta que, quer seja o sistema, ou equipamento adotado, cada cooperativa, ou sindicato, que se responsabilizará pelo custo de implementação.
A lei da bilhetagem foi sancionada pelo prefeito Carlos Eduardo no dia 30 de setembro deste ano. O Seturn e Sitoparn, sindicatos dos ônibus e dos alternativos, serão responsáveis pela comercialização das passagens inteiras, vale transporte e a passagem com abatimento, “sendo os custos do serviço e da confecção dos cartões assumidos pelos sindicatos representativos até a homologação da licitação de transporte coletivo, quando o município assumirá a comercialização”.
Com a medida, todos os ônibus e transportes alternativos deverão possuir a infraestrutura embarcada necessária para a bilhetagem unificada, incluindo a tecnologia de controle através de GPS.
Fonte: Tribuna do Norte